Vagas Remanescentes Prouni – Inscrições para Bolsa

Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade, auxiliar por meio da distribuição de bolsas integrais ou parciais, estudantes que não possuam condições de arcar integralmente com a mensalidade de uma instituição particular, possibilitando à parcela da população com menos recursos, o ingresso ao ensino superior.

Por regra, os candidatos devem ter obrigatoriamente cursado o ensino médio em escola pública. Porém, existem exceções, como alunos que realizaram o ensino médio em escola particular através de bolsa integral. Além disso, caso o aluno possui alguma deficiência e é formado em escola particular sem a bolsa integral, ele também pode participar do programa.

O que são as bolsas remanescentes do Prouni?

O que são as bolsas remanescentes do Prouni?

As bolsas remanescentes do ProUni são oferecidas aos estudantes que não foram selecionados nas chamadas regulares realizadas anteriormente. É uma nova oportunidade para aqueles que, por algum motivo, não foram convocados na primeira chamada, segunda chamada ou na lista de espera.

Entenda como funciona as bolsas remanescentes do Prouni

Após o período de chamada regular, alguns candidatos podem ter efetuado sua inscrição, mas não cumpriram a todas as exigências do programa. Essas bolsas ainda irão ser oferecidas para outros candidatos através das vagas remanescentes.

Geralmente, o processo seletivo do PROUNI funciona da seguinte maneira:

  • Abertura, encerramento e resultado da primeira chamada;
  • Período de alguns dias para que esses estudantes comprovem suas informações e realizem a matricula;
  • Resultado da segunda chamada, seguido do período de comprovação de informações e realização da matricula;
  • É aberto o período de inscrição da lista de espera, seguido do período de comprovação de informações e realização da matricula;
  • Abertura do processo de inscrição para ocupar as vagas remanescentes.

Quem tem direito às bolsas remanescentes do Prouni?

Quem tem direito às bolsas remanescentes do Prouni?

Podem participar do processo de seleção:

  • Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que realizaram qualquer edição da prova no período após 2010, e pontuado no mínimo, 450 pontos de média, sendo necessária também nota superior a zero na redação.
  • Professores de rede pública que exerçam a função em alguma instituição no momento, e busquem por cursos relacionados ao exercício da licenciatura. Neste caso, não há necessidade da realização da prova do ENEM, nem comprovação de renda familiar.

Critérios de renda para preenchimento das vagas remanescentes do Prouni

Os candidatos devem se enquadrar nos seguintes critérios de renda:

  • Para bolsa integral, a renda familiar bruta mensal per capita não deve ultrapassar o limite de 1,5 salário mínimo.
  • Para bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal per capita não deve ultrapassar o limite de 3 salários mínimos.

Data e prazo de inscrição

O período de inscrição é estabelecido em edital pelo MEC, portanto, é necessário que os candidatos estejam atentos à divulgação pelo site http://portal.mec.gov.br/. Normalmente a divulgação se dá entre os meses de Março e Abril.

O prazo se encerra em tempos diferentes, para os seguintes casos:

  • Alunos que já estejam matriculados na instituição em que desejam adquirir a bolsa, têm o prazo de 40 dias para realizar a inscrição.
  • Alunos ainda não ingressados na instituição em que desejam adquirir a bolsa, têm o prazo de 10 dias para realizar a inscrição.

Caso o aluno não tenha passado nas vagas remanescentes pode solicitar o cancelamento do programa, uma vez que poderá participar somente da próxima edição.

Como se inscrever?

  • Acesse a página http://prouniportal.mec.gov.br/;
  • Insira as respectivas informações de acesso (Número de Inscrição, CPF e senha utilizados no Enem);
  • Os interessados então devem pesquisar os cursos disponíveis em uma instituição de seu interesse;
  • Após confirmada a opção de curso e conferência dos documentos necessários, está feita a inscrição;
  • Agora é só aguardar o prazo estipulado para divulgação dos resultados e confirmar a aprovação no próprio site: http://prouniportal.mec.gov.br/.

Documentos necessários para quem foi aprovado

Aqueles que foram selecionados para as vagas remanescentes, devem comparecer à instituição dentro do prazo, portando os documentos solicitados, a fim de confirmar o ato de inscrição para a bolsa.

É necessário levar cópias e originais dos seguintes documentos que comprovem a sua identificação e também dos membros familiares:

  • Para identificação: Carteira de Identidade (RG) ou Certidão Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) de cada um dos integrantes familiares assalariados que vivem sobre mesmo teto;
  • Comprovante de residência em nome do bolsista, e também em nome de cada integrante familiar que vive sobre mesmo teto;
  • Comprovantes de rendimentos, de acordo com as seguintes situações: três últimos contracheques, no caso de renda fixa; seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra; extrato mais recente do pagamento de benefício do INSS, no caso de familiar aposentado;
  • Comprovantes de ensino médio do período letivo cursado em escola pública, ou comprovante de percepção de bolsa de estudo integral em escola particular emitido pela respectiva instituição.

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Vagas Remanescentes Prouni – Inscrições para Bolsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *