VAGAS REMANESCENTES PROUNI 2019 – INSCREVA-SE JÁ

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece bolsas de estudos gratuitas e parciais para faculdades privadas. As vagas remanescentes Prouni 2019 são as vagas que sobram dos cursos que são oferecidos através do programa.

Para se inscrever, os interessados deverão realizar a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter resultado acima de 450 nas provas objetivas e acima de 0 na redação.

Se você vai realizar o Enem com o intuito de concorrer a uma bolsa de estudos para ingressar no curso superior, então as dicas e informações a seguir sobre as vagas remanescentes do Prouni vão te ajudar bastante. Confira!

O que são as Vagas Remanescentes Prouni 2019?

São oferecidas dezenas de vagas para os cursos ofertados através do Prouni 2019, e por muitos motivos, as vagas podem sobrar e, assim, os cursos apresentarem vagas remanescentes. Seja por desistência, por não ter um número suficiente para fechar a turma, ou pelo fato dos candidatos não terem realizados suas matrículas a tempo.

VAGAS REMANESCENTES PROUNI 2019

Dessa maneira, o Programa divulga anualmente um cronograma para que os participantes possam se inscrever e concorrem ao processo seletivo para a ocupação das vagas remanescentes do Prouni. Para participar, os interessados deverão mostrar o interesse em participar da lista de espera para o curso desejado.

Se, mesmo depois de todas as chamadas forem realizadas e as bolsas não serem preenchidas, o Prouni abrirá um novo processo seletivo para preencher as vagas que sobraram.

Lembrando que para fazer parte do Prouni 2019, os interessados deverão ter realizado a última edição do Enem e ter tirado as notas necessárias para ingressar no programa. Além disso, para obter as bolsas de estudos, será necessário atender os pré-requisitos socioeconômicos e, assim, comprovar a renda familiar per capita declarada.

Quem pode concorrer?

Para concorrer as vagas remanescentes do Prouni, o candidato deverá atender algumas exigências e pré-requisitos estabelecidos pelo programa. No conteúdo a seguir você poderá visualizar quem pode participar da fila de espera do Prouni e concorrer as vagas remanescentes das bolsas de estudos oferecidas através da plataforma:

  • Para participar exclusivamente para a primeira opção de curso:

01. Pessoas que não foram pré-selecionadas nas chamadas regulares.


02. Pessoas pré-selecionadas na primeira opção de curso que foram reprovadas por não formação de turma.


  • Para participar exclusivamente para a segunda opção de curso:

01. Candidatos não pré-selecionados nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.


02. Candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.


03. Candidatos pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.


Os candidatos deverão ficar de olho no cronograma do programa para realizar a sua inscrição nas vagas remanescentes do Prouni 2019. No próprio site do Prouni é possível acessar essa informação, por isso é importante dar uma olhada lá periodicamente.

Como se inscrever nas vagas remanescentes?

O primeiro passo é esperar a divulgação do calendário de inscrição para as vagas remanescentes do Prouni 2019. Quando as inscrições estiverem abertas, os candidatos terão um prazo de até 10 dias para realizarem suas inscrições.

Para ajudá-los nesse processo, elaboramos um passo a passo muito fácil de ser executado. Confira:

VAGAS REMANESCENTES PROUNI 2019


Passo 1: Entre no site do Prouni www.siteprouni.mec.gov.br e insira as informações de acesso, como número de inscrição, CPF e a senha utilizados no Enem.


Passo 2: Em seguida, os interessados deverão pesquisar os cursos que estão sendo oferecidos e escolher a opção que lhe interessar. Depois de conferir os detalhes e os documentos necessários, será necessário confirmar a sua opção de curso.


Passo 3: Será necessário esperar a divulgação dos resultados para saber se foi aprovado ou não. Os candidatos com as melhores avaliações serão escolhidos. Caso não haja concorrência e esteja tudo certo com a sua inscrição, provavelmente será escolhido.


Prouni documentos

Quem for selecionado, seja na primeira, segunda chamada ou vaga remanescente (lista de espera), tem um prazo para comparecer às instituições, nas datas determinadas, com os documentos solicitados, a fim de confirmar as informações declaradas no ato da inscrição.

O candidato deve levar originais e cópias simples dos documentos. Veja alguns:

Identificação do candidato e dos membros da família

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), se for o caso;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Comprovantes de renda

Poderá ser solicitado um dos comprovantes a seguir, em nome do bolsista ou de um membro do grupo familiar.

  • Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel);
  • Contracheque emitido por órgão público;
  • Fatura de cartão de crédito;
  • Extrato ou demonstrativo bancário de conta corrente ou de poupança;
  • Extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira;
  • Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);
  • Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Receita Federal do Brasil (RFB);
  • Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de uma conta de água, gás, etc. em nome do proprietário;
  • Declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhado de uma conta de água, gás, etc. em nome do proprietário.

Comprovantes de rendimentos

O futuro bolsista deverá apresentar comprovantes de rendimentos de todos os integrantes do grupo familiar que tenham algum tipo de renda.

Comprovantes de Ensino Médio

Além do certificado de conclusão do ensino médio, é preciso apresentar comprovantes de que estudou em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.

Outros casos

Pessoas com deficiência devem apresentar o laudo médico atestando o tipo e o grau de deficiência, com o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Professores da rede pública da educação básica devem comprovar o efetivo exercício do magistério como integrante de quadro de pessoal permanente da instituição.

Como consultar o resultado das vagas remanescentes?

A divulgação dos resultados para as vagas remanescentes é realizada através do site do Prouni, dentro do prazo estipulado pelo calendário do programa, onde, para conferir essa informação, o candidato deverá acessar o site do programa, igual mostramos no conteúdo anterior.

VAGAS REMANESCENTES PROUNI 2019

O candidato poderá consultar a lista de selecionados e verificar se foi convocado, em caso de seleção, o candidato terá um prazo de 2 dias para ir até a instituição que está oferecendo a bolsa de estudos e realizar a sua matrícula.

No próprio site do Prouni é possível saber quais são os documentos necessários para realizar a matrícula. A propósito, encontrar essa informação é responsabilidade exclusiva dos participantes.

É preciso ficar atento ao e-mail, pois o MEC enviará uma notificação para os candidatos que foram aprovados. Quem não realizar a sua matrícula a tempo poderá perder a sua bolsa de estudos.


Concorrer as vagas remanescentes Prouni 2019 é uma excelente forma de conseguir uma bolsa de estudos em uma boa instituição de ensino superior. Nós desejamos boa sorte e bons estudos!