SITEPROUNI.MEC.GOV.BR 2020 Resultado — Oficial, Classificação

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) objetiva conceder bolsas de estudos parciais ou totais em Curso Superior para estudantes de escolas públicas de baixa renda.

O programa veio para mudar o conceito de que somente pessoas com melhores possibilidades financeiras podem ter o diploma de uma graduação. Todavia, para se inscrever, é necessário comprovar a renda família que deve ser de menos de 3 salários mínimos per capita e tirar uma média de 450 pontos do ENEM 2019 e não zerar na redação.

A boa notícia é que todo o processo de inscrição do PROUNI 2020 e demais informações necessárias, ao aluno encontra no site oficial do programa. Saiba mais!

O que encontrar no SITEPROUNI.MEC.GOV.BR?

Através do site do PROUNI é possível fazer absolutamente tudo do processo, é um grande facilitador, já que não é necessário o comparecimento em nenhum Instituição antecipadamente.

Confira os serviços disponíveis no site:

Site Prouni 2020

Resultados do PROUNI 2020 – Como consultar?

As duas chamadas do PROUNI acontecem nos meses de Fevereiro a Março e Junho a Julho. Portanto, é fundamental ficar de olho no site, para ver os resultados, siga o passo a passo à seguir:

  1. Acesse o site siteprounimec.gov.br
  2. Informe a inscrição do ENEM e senha;
  3. Preencha os dados e clique em “entrar”;
    Entrar Prouni 2020
  4. Na próxima tela, os resultados do PROUNI serão apresentados, bem como todas as instruções que devem ser feitas, caso tenha passado;
    Resultado Prouni 2020

Se o aluno não conseguiu passar na primeira chamada, ainda pode tentar a segunda chamada por meio da lista de espera.

Como participar da 2ª chamada do PROUNI 2020?

Lembrando que a primeira chamada é sempre feita para os alunos que tiverem as melhores notas, entretanto, quem não passou, pode se inscrever para a segunda chamada.

Os alunos da primeira chamada tem um prazo para realizar a matrícula, essa informação também é dada pelo site. No entanto, se eles não fizerem, a vaga ficará em aberto para a uma segunda chamada.

Veja como participar:

  1. Acesse o siteprouni.mec.gov.br
  2. Digite o seu número de inscrição e senha do ENEM 2019;
    Entrar Prouni 2020
  3. No lado esquerdo do site vai ter um ícone chamado “lista de espera”;
    Lista de espera PROUNI 2020
  4. Agora, é só aguardar a segunda chamada e torcer para ser escolhido;

Vagas remanescentes do PROUNI

Eis outra oportunidade de conseguir a bolsa, pois acredite, mesmo com  a primeira e segunda chamada, alguns estudantes não se matriculam na Universidade e por conta disso, sobram algumas vagas.

Desse modo, o MEC realiza uma seleção dos candidatos que possuem uma classificação condizente com a nota de corte destinada ao curso. Os alunos selecionados receberão um contato e poderão realizar a matricula na Instituição de Ensino.

Em suma, o aluno possui basicamente 3 chances de conseguir uma bolsa do PROUNI, a primeira chamada, a segunda chamada e as vagas remanescentes.

O sistema de classificação do PROUNI envolve as notas do ENEM, embora a média mínina para participar seja de 450 pontos, é importante salientar que se trata de uma competição, e aquele que tiver notas melhores tem mais chances.

Além disso, existem as notas de corte que cada Instituições estabelece para cada curso. Ou seja, é fundamental conquistar as melhores notas do ENEM para aumentar as chances de conseguir a bolsa para o curso desejado.

Como funciona as Notas de Corte do PROUNI 2020?

Nota de CorteEsse mecanismo é muito fácil de  compreender. Durante o processo seletivo do PROUNI algumas Universidades colocam uma nota de corte, ou seja, uma nota mínima para selecionar os candidatos, ou seja, aqueles que tiverem a nota maior do que a de corte, tem mais chances de conquistar a vaga.

Essa é uma forma de eliminar a concorrência. No entanto, ela não é uma garantia, pois elas mudam diariamente. Isso quer dizer que todos estão no páreo, por isso, é importante ficar de olho no site, em alguns casos, pode-se mudar o curso e a instituição para conseguir equiparar a sua nota com a de corte. Desse modo, as chances de conseguir a bolsa são maiores.

Nota-se que embora os pontos mínimos para participar do PROUNI sejam de 450, essa não é uma garantia que o aluno vai conseguir a bolsa, pois existem alguns cursos mais concorridos que exigem uma pontuação maior.

Todas essas informações importantes sobre o PROUNI estão no siteprouni.mec.gov.br, não deixe de consultar!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

SITEPROUNI.MEC.GOV.BR 2020 Resultado — Oficial, Classificação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *