SITE PROUNI 2019 – COMO ACESSAR – PROUNI.MEC.GOV.BR

Com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio, milhares de brasileiros já estão se preparando para se inscrever nos programas do Ministério da Educação para concorrer a bolsas de estudos nas principais instituições de ensino superior do Brasil. O Site Prouni prouni.mec.gov.br é a exclusiva plataforma de inscrição.

Ele oferece bolsas de estudos gratuitas através do site do Prouni. As bolsas, que são parciais ou 100% gratuitas, são oferecidas para quem realizou a última edição do Enem e possui renda familiar per capita de um salário-mínimo e meio.

Para você que deseja obter uma bolsa de estudos através do programa, veja as dicas e informações sobre o Prouni site que separamos nos tópicos a seguir!

O que é o Prouni 2019?

O Programa Universidade para Todos (Prouni 2019) é um sistema informatizado criado pelo MEC em 2004. Através desse sistema, instituições particulares de ensino superior oferecem bolsas de estudos que variam de 50% a 100%, para candidatos que tenham realizado a última edição do Enem e que atendam os pré-requisitos do programa.

SITE PROUNI 2019

Para concorrer as bolsas de estudos 100% gratuitas, os interessados deverão possuir uma renda familiar per capita de até 1 salário-mínimo e meio. Já para integrar o processo seletivo para as bolsas parciais, as de 50% de desconto, os interessados deverão possuir uma renda familiar per capita de até três salários-mínimos.

Os candidatos poderão ser inscrever utilizando o número de inscrição e a mesma senha utilizada no Enem. As inscrições Prouni são abertas poucos dias depois da divulgação do resultado do Enem. Ao se inscrever, os candidatos deverão escolher duas opções de cursos.

Cada curso possui uma nota de corte baseada na média geral de todos os participantes que demonstraram interesse naquele curso. É preciso prestar atenção na nota de corte e em sua avaliação no Enem para aumentar as suas chances.

Site Prouni 2019 – prouni.mec.gov.br

As inscrições para o Prouni são gratuitas e realizadas diretamente no site prouni.mec.gov.br. Através do site é possível, além de se inscrever, visualizar todos os cursos que estão sendo oferecidos, além de acompanhar a nota de corte (que é atualizada todos os dias) e demonstrar interesse em participar da lista de espera caso não seja convocado na primeira chamada.

SITE PROUNI 2019

Portanto, é muito saber como acessar o site do Prouni. E no conteúdo a seguir você verá duas formas:


  • Através do Google

SITE PROUNI 2019

Abra o Google e, no campo de buscas, insira o termo a seguir “site prouni” e clique em buscar. Assim que os resultados aparecerem, clique na opção que possuir o endereço “prouni.mec.gov.br”.


  • Através do Navegador

SITE PROUNI 2019

Acessar pelo navegador é mais simples ainda. O usuário deverá abrir uma nova aba e, no campo de endereços, digitar: prouni.mec.gov.br. Depois de clicar em ir, em poucos segundos a página se carregará e o usuário poderá realizar toda ação que desejar.


Inscrição prouni.mec.gov.br

O período das inscrições Prouni 2019 é composto de duas etapas. A primeira chamada acontece em Fevereiro e a segunda, em Março. Nessa última os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada regular poderão ter a chance de concorrer as vagas novamente.

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter tirado mais de 450 nas matérias e acima de zero na última edição do Enem.

Para você que realizou a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio e possui os pré-requisitos necessários para participar, confira a seguir as dicas de como se inscrever no Prouni:

SITE PROUNI 2019


Passo 01: Entre no site Prouni através do endereço – prouni.mec.gov.br – e espere a página carregar. Clique na opção para realizar a sua inscrição. Nessa página, o candidato deverá inserir o número de inscrição e a senha utilizados para acessar o Enem. Caso tenha se esquecido de sua senha, é possível recuperá-la no site do Inep.


Passo 02: Depois de entrar no site, será necessário pesquisar pelas vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior. Perceba que cada curso possui uma nota de corte. Escolha até duas opções de cursos por prioridade. E preste atenção nas notas de corte e se elas são compatíveis com a avaliação obtida.


Passo 03: Após escolher os cursos, será necessário realizar a confirmação para participar do processo seletivo. O resultado parcial poderá ser visto durante o período de inscrições, já que a nota de corte é atualizada todos os dias.


Mas é importante ressaltar que a classificação parcial é apenas uma referência de expectativa a obtenção da vaga, pois o resultado final só será divulgado quando a lista de chamada foi anunciada.

Como consultar o resultado do Prouni

Para consultar o resultado Prouni 2019, o participante deverá acessar o site do Sisu, informando suas credenciais do Enem, assim que essas informações estiverem no portal. Lá será possível saber qual foi a sua colocação e quais documentos levar para realizar a sua matrícula na instituição que está oferecendo a bolsa.

SITE PROUNI 2019

Caso a primeira chamada tenha sido feita e você não tenha sido convocado, é possível demonstrar interesse em participar da lista de espera Prouni e participar do processo seletivo para a segunda chamada.