SEGUNDO SEMESTRE PROUNI 2019 – INSCRIÇÃO, RESULTADO

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa criada em 2004 pelo Ministério da Educação que oferta bolsas de estudos parciais e integrais para diversas faculdades privadas por todo o Brasil. O Segundo Semestre Prouni 2019 acontece no início do segundo semestre letivo e possibilita uma nova chance aos candidatos que não foram selecionados no primeiro processo seletivo.

Todos os anos, milhares de pessoas realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma forma de ingressar no programa e concorrer as bolsas de estudo oferecidas.

Se você está realizando o Enem para entrar em uma faculdade através do Prouni 2019, confira a seguir dicas e informações sobre o programa e sobre como conseguir uma bolsa de estudos.

Prouni 2019

O Prouni 2019 é um programa do Governo juntamente com o ministério da educação afins de promover bolsas de estudos parciais e integrais nas diversas faculdades privadas espalhadas por todo o Brasil. Para isso é preciso que o candidato esteja enquadrado em alguns dos seguintes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio em rede pública;
  • Ter cursado na rede privada mais como bolsista integral;
  • Ter cursado metade em rede pública e metade em rede privada com bolsa integral;
  • Ter pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino.

Desta forma, para adquirir a bolsa integral o candidato precisa ter uma renda bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

 Tipos de Bolsas do Prouni 

O Prouni disponibiliza dois tipos de bolsas de estudos para os estudantes.


Bolsa integral:Para estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.


Bolsa parcial de 50%:Para estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.


Além desses o Prouni oferece a todos os estudantes bolsas remanescentes Prouni segundo semestre que são aquelas eventualmente não ocupadas no decorrer do processo regular do Prouni.  Possuem algumas condições para que o candidato possa se inscrever às bolsas remanescentes. Para participa-la é preciso que:

  • Seja professor da rede pública de ensino;
  • Tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Não tenha sido aprovado no processo seletivo regular do Prouni no segundo semestre de 2018;
  • Não tenha sido aprovado no processo de Bolsa Remanescente do Prouni no segundo semestre de 2018.

Como funciona o Segundo Semestre Prouni 2019?

Acontecem duas edições por ano do ProUni, sempre no início de cada semestre letivo. Dessa forma, as inscrições para o primeiro semestre acontece entre Janeiro e Fevereiro e a segunda, entre Junho e julho.

SEGUNDO SEMESTRE PROUNI 2019

Cada edição realizada duas chamadas, e em cada semestre o programa funciona com as mesmas regras. Para quem deseja participar, os pré-requisitos continuam o mesmo, como ter tirado nota mínima de 450 nas áreas de conhecimento e acima de zero na redação.

O processo seletivo é automatizado e leva em consideração as melhores notas dos participantes do processo seletivo. É por isso que cada curso possui uma nota de corte, que é a referência da média da nota tirada no Enem dos participantes que estão participando do mesmo processo seletivo do que você.

Caso seja selecionado, o participante deverá confirmar o interesse e ir até a instituição, com os documentos necessários, para realizar a matrícula. Se não foi chamado na primeira chamada, é possível demonstrar interesse e ser convocado.

Quem pode se inscrever?

Pode participar do ProUni segundo semestre 2019 todos os participantes que realizaram a última edição do Enem e que ainda não possuam um diploma de ensino superior.

Para quem fez a última edição do exame, será preciso ter tirado nota igual ou superior a 450 nas provas objetivas e superior a zero na redação.

Além dessas exigências, os participantes que possuem interesse em concorrer a uma bolsa de estudos oferecidas através do segundo semestre Prouni, deverão preencher os pré-requisitos a seguir:


01. Ter cursado o ensino médio completo em escola pública.


02. Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, como bolsista integral da própria escola.


03. Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola privada como bolsista integral.


04. Ser pessoa com deficiência.


05. Ser professor efetivo da rede pública de ensino concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso não há necessidade de comprovar renda mínima).


Além dos requisitos, outros critérios são levados em consideração para a oferta das bolsas de estudos. Para concorrer as bolsas 100% integrais, por exemplos, os participantes deverão possuir renda familiar per capita de 1 salário-mínimo e meio.

Já quem deseja concorrer as vagas para as bolsas parciais, a renda familiar per capita exigida é de até 3 salários-mínimos.

Inscrição Prouni Segundo Semestre 2019

As inscrições para o Prouni segundo semestre acontecem entre os meses de Junho e Julho. Por isso é importante ficar de olho no site do programa, assim como nos principais noticiários e blogs especializados para saber quando as Prouni inscrições segundo semestre estarão abertas.

Assim que as inscrições Prouni segundo semestre estiverem abertas, o candidato poderá realizar a sua aplicação e participar do processo seletivo. Confira, a seguir, quais são os passos necessários para se inscrever no programa:

SEGUNDO SEMESTRE PROUNI 2019


Passo 1: Acesse o site do Prouni através do endereço www.siteprouni.mec.gov.br. Assim que a página carregar, clique em Fazer Inscrição Prouni segundo semestre. Nessa página, insira o número de inscrição e a senha utilizada no Enem. Depois clique em Entrar.


Passo 2: Agora será necessário pesquisar as vagas e os cursos que estão sendo oferecidos. Depois de encontrar, o participante deverá selecionar duas opções de curso por ordem de prioridade. Deverá decidir se deseja concorrer as vagas 100% gratuitas ou as bolsas de estudos parciais, que oferecem 50% de desconto.


Passo 3: Depois de confirmar a sua participação, será necessário a divulgação do resultado para saber se foi selecionado ou não. Caso tenha sido, o candidato terá um prazo para ir até a instituição e realizar a sua matrícula. Se o candidato não realizar a matrícula a tempo, poderá perder a sua bolsa de estudos.


Caso não seja convocado na primeira chamada, é possível demonstrar interesse na lista de espere e tentar uma vaga na segunda chamada.

Resultado Prouni Segundo Semestre 2019

Depois de realizar os procedimentos de inscrição você deverá aguardar o as notas e para que possa consultar o resultado Prouni segundo semestre com sucesso, acompanhe a seguir o passo a passo:

SEGUNDO SEMESTRE PROUNI 2019


Passo 01: Para consultar o resultado do Prouni 2019, o interessado deverá o site do programa.


Passo 02: Inserir o número de inscrição e a senha utilizados no Enem.


Passo 03: Depois de entrar no site, será possível visualizar o resultado e saber se foi aprovado ou não. O MEC entrará em contato com todos os selecionados dando maiores detalhes sobre o preenchimento da vaga.


Após obter essas informações não deixe de realizar a sua inscrição no Prouni. Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo, para que possamos esclarecermos o mias breve possível. Boa Sorte!!