RESULTADO PROUNI 2019 – SAIBA COMO CONSULTAR AGORA!

O resultado Prouni 2019 é um dos momentos mais esperados por quem realizou a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pensa em concorrer a uma das bolsas de estudos oferecidos pelo programa.

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa criada em 2004 pelo Ministério da Educação, com o propósito de fazer a ligação de estudantes e instituições privadas de ensino privada.

São milhares de bolsas de estudos, parciais e integrais, oferecidas todos os anos. Para participar, os interessados deverão ter realizado a última edição do Enem e atender os pré-requisitos do programa. Confira, a seguir, todos os detalhes e informações sobre o Prouni resultado!

Como consultar o resultado Prouni 2019

O processo seletivo do Prouni 2019 é constituído de duas chamadas regulares. Na edição de 2018, a primeira chamada foi realizada no dia 14 de Fevereiro e a segunda será feita no dia 2 de marco.

O resultado do Prouni será divulgado no próprio site e, segundo o próprio portal, é inteiramente responsabilidade dos participantes acompanharem as suas inscrições e acessarem o portal para saber se foram aprovados ou não.

Para ajudá-los a consultar o resultado Prouni 2019 com mais facilidade, elaboramos um passo a passo muito fácil de ser executado. Confira:

RESULTADO PROUNI 2019


Passo 1: Abra uma nova aba em seu navegador e digite o endereço do site do Prouni a seguir: prounialuno.mec.gov.br.


Passo 02: Nesse momento, será necessário informar o número de inscrição e a senha utilizados para se cadastrar no Enem. Caso tenha esquecido de sua senha, é possível recuperá-la nesse mesmo site.


Passo 03: Depois de preencher todos os campos, clique em entrar.


Pronto! Agora você poderá consultar o Prouni resultado 2019 e saber se passou nos cursos que estava concorrendo. Caso positivo, no próprio site será possível visualizar todas as informações necessárias para você confirmar o interesse e realizar a sua matrícula no curso desejado.

Como funciona as chamadas do Prouni

O processo seletivo do programa é composto por duas chamadas, geralmente realizadas entre os meses de Fevereiro e Março. Os resultados são divulgados na própria página do ProUni e em outros programas ligados a ele, como o Enem e o SiSu.

A primeira chamada é feita para a convocação dos alunos que tiveram as melhores notas nos cursos desejados. Apesar do Ministério da Educação (Mec) entrar em contato com os selecionados por e-mail, é de responsabilidade do participante entrar no site para conferir os resultado do Prouni e, assim, confirmar o interesse do curso.

RESULTADO PROUNI 2019

Há um prazo para que o selecionado demonstre interesse, veja quais são os documentos necessários e realize a sua matrícula no curso no qual foi provado. No site Prouni é possível obter o prazo e demais informações a respeito da matrícula nas instituições de ensino superior.

O candidato deverá comparar a instituição com os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição. É de responsabilidade do participante conferir o dia e o local para realizar a aferição das informações prestadas.

Não realizar a matrícula no prazo estimado fará com que o participante perca a sua bolsa de estudos.

Como participar da Lista de Espera Prouni

Como o processo seletivo do programa é composto por duas chamadas, aqueles que não foram chamados na primeira poderão pegar um rebote e serem chamados na segunda. Contudo, será preciso que os interessados manifestem o interesse em participar da lista de espera Prouni 2019, no próprio site do programa.

RESULTADO PROUNI 2019

Para participar da lista de espera, os interessados verão acessar o site (http://siteprouni.mec.gov.br/) e inserir o seu número de inscrição e a senha utilizados para participar do Enem. Em seguida, clicar em Entrar.

Agora, o candidato deverá clicar em demonstrar interesse em participar da lista de empresa no curso desejado. Pronto!

O participante deverá esperar o anúncio da segunda chamada para saber se foi selecionado. Caso positivo, terá um prazo estabelecido para demonstrar interesse e realizar a matrícula no curso escolhido.

Como concorrer as vagas remanescentes do Prouni

Muitas pessoas acabam desistindo de suas vagas e outras não conseguem realizar a matrícula a tempo e, por isso, perder suas bolsas. Isso gera vagas remanescentes, que poderão ser preenchidas por alunos que não foram selecionados nas chamadas regulares.

Para concorrer a essas vagas, os interessados deverão demonstrar interesse em participar da lista de espera. Caso haja vagas sobrando em no curso desejado, o Prouni fará a seleção das melhores notas em relação a nota de corte do curso.

Dessa maneira, o Mec entrará em contato com o prazo para o selecionado demonstre interesse e realize a sua matrícula na instituição que está oferecendo a bolsa.


O resultado Prouni 2019 é um momento que causa muita apreensão e ansiedade em quem está concorrendo as bolsas de estudos através do programa. Se você está participando, desejamos boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *