PROUNI 2020 Segundo Semestre – Resultado, Lista, Bolsas – CONFIRA!

O Prouni – Programa Universidade Para Todos -, foi criado no ano de 2004 pelo Ministério da Educação, nesse programa, é oferecido bolsas de estudos tanto parciais quanto integrais para se estudar em instituições de ensino privado superior.

O segundo semestre do Prouni 2020 provavelmente acontecerá depois de junho, onde novas chances de candidatos serem selecionados no processo seletivo são disponibilizadas. Todos os anos, milhares de estudantes fazem o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio -, que é conhecida como uma das formas mais comuns de ingressar nas instituições pelo Prouni.

Acompanhe aqui informações completas sobre esse programa, como ele funciona, quais são os pré requisitos, cuidados ao se inscrever e onde é necessário atenção.

Prouni 2020: como funciona?

Prouni 2020: como funciona?

Conhecido como o programa que disponibiliza vagas integrais e parciais para estudantes do ensino médio, o Prouni promove bolsas integrais e parciais em instituições privadas. Porém, é preciso estar dentro de alguns pré-requisitos para concorrer as vagas, que são:

  • Ter cursado o ensino médio em uma escola da rede pública ou em rede privada como bolsista integral;
  • Ter cursado metade do ensino médio em rede pública e a outra metade em escola particular como bolsista integral;
  • Ser uma pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino.

Assim, para ter a bolsa integral, o aluno deve ter a renda mensal de até um salário mínimo e meio por cada pessoa. Para se obter bolsas parciais de 50%, é necessário ter até três salários mínimos por pessoa.

[Veja aqui quando sai o resultado do Prouni 2020!]

Quais são as bolsas do Prouni?

O Prouni possui algumas bolsas exclusivas para seus estudantes, como por exemplo:

  • Bolsa integral: destinada para estudantes que tem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Bolsa parcial de 50%: para estudantes que tem renda familiar bruta mensal de até três salário mínimo por pessoa.

Ademais, o Prouni oferece para os estudantes as bolsas remanescentes, que são aquelas não ocupadas pelos alunos conforme o processo de seleção do Prouni é desempenhado. Existem algumas condições específicas para que os estudantes tenham acesso às bolsas remanescentes, como:

  • Ser professor da rede pública de ensino;
  • Ter participado do ENEM;
  • Não ter sido aprovado no processo seletivo do Prouni no segundo semestre de 2019;
  • Não ter sido aprovado em bolsas remanescentes do Prouni no segundo semestre de 2019.

Como funciona o segundo semestre do Prouni 2020?

Prouni 2020: como funciona?

São duas edições por ano do Prouni, sempre cada uma no início de cada semestre letivo. Assim, as inscrições para o primeiro semestre geralmente acontecem em janeiro e fevereiro, enquanto, a segundo fica entre junho e julho.

O programa costuma funcionar por meio das mesmas regras. Se você quer participar, é preciso atender aos mesmos pré-requisitos que o primeiro semestre: tirar a nota mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e ter o valor acima de zero na redação.

[Resultado do Prouni 2020: como saber quando é divulgado?]

O processo é automático e levará em conta as melhores notas daqueles que participaram das vagas. É desse modo que funcionam as notas de corte – referência da média da nota que foi tirada no Enem de acordo com cada participante -, de acordo com os estudantes que estão concorrendo as mesmas vagas que você.

Se você for selecionado, é necessário ir até a instituição designada e levar toda a documentação necessária, para que assim sua matrícula seja efetivada e sua vaga garantida. Caso não seja chamado logo na primeira chamada, fique de olho na segunda e nas vagas remanescentes.

Quem pode participar do Prouni 2020?

Se você quer participar do Prouni segundo semestre do ano de 2020, é necessário que tenha participado pelo menos da última edição do Enem e ainda não se tenha um diploma de ensino superior.

Se você fez o Enem, é preciso ter tirado a nota igual ou maior que 450 nas provas aplicadas, além de ter garantido uma nota maior que zero na redação. Além de tudo isso, é preciso preencher a outras regras necessárias pelo Prouni, como:

  • Ter cursado o ensino médio completo em uma escola de ensino público;
  • Ter cursado o ensino médio inteiro em uma escolha privada, porém como bolsista integral;
  • Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e outra parte em escola privada como bolsista integral;
  • Ter algum tipo de deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura (assim, não é preciso comprovar renda mínima).

 

Também é levado em consideração que o participante tenha uma renda familiar com renda per capita de 1 salário mínimo e meio por pessoa (para concorrer a bolsas integrais). Já para concorrer a bolsas parciais, o estudante deverá comprovar a renda familiar per capita de no máximo 3 salários mínimos por pessoa.

Como fazer inscrição do Prouni segundo semestre de 2020?

Prouni 2020: como funciona?

As inscrições do Prouni do segundo semestre costumam acontecer entre junho e julho. Assim, é preciso ficar de olho no site do programa além de outros meios midiáticos para saber bem certinho quando serão divulgadas as datas do segundo semestre.

Assim que elas estiveram abertas, o candidato pode realizar sua aplicação e participar do processo seletivo. Veja como é o processo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do Prouni: http://siteprouni.mec.gov.br/;
  2. Depois faça sua inscrição do Prouni do segundo semestre;
  3. Será preciso preencher com o número de inscrição e a senha que foi utilizada no Enem. Clique então em “Entrar”;
  4. Agora faça a pesquisa das vagas e dos cursos disponíveis. Você deve selecionar duas opções de acordo com a prioridade de escolha. O estudante também deve escolher se quer arriscar uma bolsa de 100% ou 50%;
  5. Depois de ter sua participação confirmada, é preciso esperar a divulgação do resultado. Caso tenha sido escolhido, é preciso ficar de olho no prazo da instituição para realizar a matrícula, além de toda a documentação obrigatória.

Resultado segundo semestre Prouni 2020

Depois de ter realizado todo o processo de inscrição, é preciso aguardar as notas e assim, concluir sua inscrição com sucesso, veja o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do programa;
  2. Coloque seu número de inscrição e a senha utilizada no Enem;
  3. Depois acesse o site, lá você poderá visualizar o resultado e saberá se foi ou não aprovado. Fique atento, pois, o Mec entrará em contato com quem foi selecionado com mais detalhes sobre como preencher a vaga.

Fique atento a sua inscrição, as datas selecionadas e qualquer dúvida, deixe seu comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

PROUNI 2020 Segundo Semestre – Resultado, Lista, Bolsas – CONFIRA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *