PROUNI 2019 — Inscrição, Resultado, Lista de Espera → OFICIAL

O sonho de entrar em uma universidade faz parte da vida de milhões de jovens brasileiros e a partir de programas estudantis como o Prouni 2019 isso vem se tornando mais acessível para quem ainda não teve a oportunidade de ingressar em uma instituição pública, mas não quer perder sua vaga no ensino superior.

Esse programa foi criado pelo Governo Federal no ano de 2004, e está sendo gerido pelo Ministério da Educação, com intuito de trazer uma melhorias na educação dos jovens do nosso país.

Nesse artigo você poderá está conhecendo um pouco mais do Prouni 2019, e como esse Programa Universidade para Todos, poderá te te ajudar a ingressar em uma instituição privada. Confira Já!

Como funciona o Prouni 2019?

O Prouni é o Programa Universidade para Todos, destinado aos jovens que cursaram o ensino médio em escola pública, em instituições privadas com bolsa integral, ou não têm condições de acesso à universidade privada.

Prouni 2019

Esse programa tem a intenção de aumentar o ingresso de jovens de baixa renda à universidade oferecendo bolsas integrais ou parciais aos estudantes.

Os estudantes que desejam participar do Prouni 2019 devem apresentar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa da família, além de que é necessário que o estudante tenha realizado a prova do ENEM, já que essa é a nota que será utilizada para fazer a inscrição Prouni e que garantirá ou não uma bolsa ao estudante

Inscrição Prouni 2019

Para se inscrever no Prouni é imprescindível ficar de olho nas datas definidas, já que são bastante restritas. A seleção geralmente acontece nos inícios de semestres, e todo o cronograma é divulgado algum tempo antes das inscrições.

Caso queira participar das inscrições Prouni 2019, o estudante precisa de nota acima de 450 pontos no ENEM, sem zerar a redação. Estando conforme a esses critérios de participação você deverá seguir alguns passos abaixo:

Prouni 2019


Passo 01: Acesse o site do PROUNI através do endereço prounialuno.mec.gov.br;


Passo 02: Clique no botão Inscrever;


Passo 03: Procure as instituições e cursos com oferta de bolsas para 2019;


Passo 04: Informe o número de inscrição e a senha usada no Enem;


Passo 05: No ato da inscrição o candidato pode escolher duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.


Logo após realizar a Prouni inscrição você deverá acompanhar se possível diariamente a nota de corte, pois ainda poderá trocar o curso escolhido, sendo que será validada a última opção de escolha.

Resultado

Todas as informações do processo estarão disponíveis no site durante o período determinado. Haverá uma data específica para que os resultado SISU 2019 seja divulgados e a partir disso é possível acessá-los com sua conta de inscrição, como iremos demonstrar logo abaixo:

Prouni 2019

  • Acesse o resultado através do site prounialuno.mec.gov.br;
  • Preencha o número de inscrição;
  • Informe a senha cadastrada;
  • Clique em “Entrar no Prouni”.

Além dos resultados disponíveis no site do Prouni também é possível conhecer o resultado a partir da própria instituição a qual você se candidatou ou pelo telefone 0800-616161 da central de atendimento.

Lista de espera

A lista de espera na seleção do Prouni é para aqueles que não atingiram as notas mais altas dentro da classificação. A lista de espera serve para que o estudante ainda possa ser chamado posteriormente, caso as vagas para o curso em que se inscreveu não tenham sido preenchidas.

Prouni 2019

Os estudantes que ficarem na lista de espera Prouni 2019 devem continuar de olho nos editais da instituição para a qual se inscreveu, já que a partir daí serão chamados pela própria universidade.

Lembrando que para poder participar da lista de espera do Prouni será necessário que o candidato acesse a página oficial do programa, no período especificado no Cronograma Oficial, e realizar a inscrição.

Vagas remanescentes

As vagas remanescentes Prouni 2019 são as últimas a serem chamadas após o processo, o que significa que são as vagas que sobram mesmo quando todas as chamadas foram feitas e os números de ingressos não forem completamente preenchidos.

Estas vagas serão anunciadas mais tarde, e assim como os candidatos chamados pela lista de espera, é essencial que o estudante se mantenha de olho nas chamadas.


Sabemos que é necessário uma boa preparação para que você consiga obter uma boa pontuação para poder disputar a uma das vagas disponíveis nas inscrições Prouni 2019.

Seguindo essas informações desse artigo você já pode está saindo na frente de seus concorrentes, então não dê bobeira e comece a se preparar o quando antes e depois é só seguir todas as etapas que disponibilizamos aqui para você conseguir concorrer a sua vaga.

Se ficou alguma dúvida existente sobre o Prouni 2019, deixe-a nos comentários pois assim que possível iremos te dar um retorno. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *