Nota de Corte Prouni 2020: Simule a sua Nota, Entenda como Funciona o Cálculo e as Suas Chances

Para quem tem como objetivo obter um diploma de ensino superior no próximo ano, mas não tem condições para pagar uma faculdade, o Prouni 2020 pode ser uma ótima opção

O PROUNI é um programa criado pelo Governo Federal em 2004, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de graduação e formação específicas em instituições de ensino privadas para alunos com baixa renda.

Uma das maiores dúvidas de quem se candidata a uma dessas vagas é sobre a nota de corte. Quer saber como funciona? Vamos explicar tudo aqui.

O que é nota de corte?

O que é nota de corte?

A nota de corte é a nota equivalente ao último candidato que seria classificado em cada curso. Essa nota é atualizada diariamente pelo sistema do Prouni 2020, levando em conta o número de vagas disponível e a nota de todos os que se inscreveram.

É muito importante que o candidato fique atento e monitore a variação da nota durante todo o processo de classificação, pois desta forma, caso o curso que você tenha escolhido esteja com uma nota de corte acima da sua nota obtida no Enem, é possível alterar as suas opções e até mesmo cancelar a participação, caso deseje.

Como funciona o cálculo da nota de corte?

O cálculo da nota de corte do Prouni 2020 é feito levando em conta o número de vagas disponíveis e as notas dos candidatos que estão inscritos. Com esses dados, o sistema calcula qual é a nota mínima que um candidato precisa ter para ficar entre os potencialmente selecionados para determinado curso. A nota de corte Prouni 2020 é calculada uma vez ao dia pelo programa.

Para exemplificar melhor, vejamos um exemplo: imagine que uma determinada universidade ofertou 15 bolsas de estudo para o curso de graduação em História. Os 15 candidatos com as melhores notas no Enem que se inscreverem a essas bolsas garantem as vagas disponíveis, e os demais entram na fila para aguardar a segunda chamada. O sistema de classificação considera sempre da maior para a menor média.

Outro exemplo: no ano passado, a nota de corte média dos cursos de graduação em história no Brasil foi de 586.50. A nota de corte mais alta foi de 706.94 na PUC/SP, e a menor foi 457.82, na Universidade Estácio de Rio Claro.

Como funciona o desempate?

No caso de haver notas idênticas entre dois ou mais alunos, o site oficial do Prouni 2020 traz os seguintes critérios como forma de desempate, em ordem de importância:

  • Notas da prova de redação;
  • Notas da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Notas da prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Notas da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Notas da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O aluno que não foi aprovado na primeira ou segunda chamada regular ainda podem participar da lista de espera, assim, caso haja desistências de outros candidatos haverá uma nova seleção e possibilidade de adentrar ao curso desejado.

Cronograma Prouni 2020

O PROUNI 2020 abre suas inscrições duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo (normalmente nos meses de janeiro e junho). A inscrição é gratuita e feita pelo site do PROUNI. O calendário do programa pode ser visualizado por meio do site oficial ou aplicativo do projeto.

Tenha seus dados em mãos, pois será necessário informar o número de inscrição e a senha do ENEM, além de responder a um questionário socioeconômico.

Lembrando que cada aluno poderá optar por até duas opções de curso (em ordem de preferência). Caso não haja nenhuma mudança no processo, a inscrição é feita da seguinte forma:

  1. Acesse o site do MEC, disponível em http://prouniportal.mec.gov.br/;
  2. Clique em “Processo Seletivo” no menu do lado direito da tela;
    Cronograma Prouni 2020
  3. Clique em “Fazer inscrição”;
    Cronograma Prouni 2020
  4. Informe o número de inscrição e a senha do ENEM;
    Cronograma Prouni 2020
  5. Confirme a informação de segurança e depois clique em “Entrar no Prouni”;
  6. Preencha o questionário socioeconômico e as demais informações que forem solicitadas.

Terminado o período de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com a nota obtida no ENEM. Os resultados são disponibilizados no site do PROUNI 2020, bem como nos sites das instituições de ensino participantes.

É bom se preparar desde já para não perder esta oportunidade confira no site do Prouni 2020 todos os documentos necessários, as condições para participar e todos os prazos. Essa é uma das melhores opção para quem sonha com um diploma de ensino superior e não tem condições financeiras para arcar com os custos.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Nota de Corte Prouni 2020: Simule a sua Nota, Entenda como Funciona o Cálculo e as Suas Chances

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *