NOTA DE CORTE PROUNI 2019 – SAIBA COMO FUNCIONA

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa criada 2004 pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de oferecer bolsas de estudos parciais e gratuitas em diversas faculdades privadas em todo o Brasil. Ele é um dos principais programas de acesso ao ensino superior do país, logo é importante estudar para obter uma boa nota de corte Prouni 2019.

Para quem está pensando em ingressar em uma instituição de ensino superior, participar dos processos seletivos do Prouni é uma das principais pontes para a nova vida acadêmica.

Continue lendo para saber um pouco mais sobre o programa e dicas para conseguir uma bolsa de estudos no curso desejado de acordo com a nota de corte do Prouni. Confira!

Como funciona o Prouni 2019?

Muitos estudantes brasileiros realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o intuito de participar de processos seletivos para ingressar no ensino superior, e o Prouni 2019 veio para facilitar. A iniciativa oferece bolsas de estudos para jovens que realizaram a última edição do Enem e que atenda as exigências socioeconômicas do programa.

NOTA DE CORTE PROUNI 2019

As inscrições Prouni são abertas duas vezes anual, geralmente no início de cada ano letivo. Para poder realizar a sua inscrição, o interessado deverá ter realizado o Enem e ter tirado uma igual a superior a 450 nas provas objetivas e acima de 0 na redação. Além disso, será necessário comprovar a renda familiar per capita para saber qual é o tipo de bolsa você terá direito.

Ao realizar a sua inscrição, o candidato deverá escolher duas opções de cursos por ordem de prioridade. Cada curso possui uma nota de corte, uma referência para saber a nota mínima para se inscrever e participar do processo seletivo.

Após a divulgação do resultado da primeira chamada, os selecionados serão aqueles com as melhores notas. Quem não foi chamado pela primeira vez, é possível demonstrar interesse em participar da lista de espera e concorrer, novamente, a uma bolsa de estudos na segunda chamada.

O que é a Nota de Corte Prouni 2019?

Cada curso possui uma nota de corte Prouni. Ela serve como referência para os candidatos saberem se a nota obtida no Enem permite ingressar no curso desejado. Seu cálculo é feito automaticamente, uma vez por dia e leva em consideração a média de notas dos participantes inscritos e o número de vagas disponíveis para determinado curso.

NOTA DE CORTE PROUNI 2019

É uma forma para visualizar a concorrência para entrar em um determinado curso. Você pode notar que os cursos mais procurados, como a nota de corte Medicina, Engenharia, Veterinária, os números são maiores do que os cursos com menos procura.

Depois de realizar a sua inscrição Prouni e escolher as duas opções de curso, é preciso ficar de olho para saber se a sua avaliação ainda é o suficiente para permanecer inscrito nas bolsas de estudos desejadas.

Como calcular a Nota de Corte Prouni

Uma dúvida muito comum entre os candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio com o intuito de conseguir uma bolsa no Programa Universidade Para Todos, é a de como calcular a Nota de Corte Prouni, e este tópico será perfeito para estas pessoas!

Fazer este cálculo é muito simples, basta somar as notas obtidas nas 4 provas do exame, mais a redação, e dividir a nota por 5. Mas graças à tecnologia, hoje podemos contar com sites que auxiliam os estudantes e calculam a nota de corte Prouni automaticamente. Um deles é o Quero Bolsa.

Entenda melhor como utilizar esta plataforma com o passo a passo a seguir:

NOTA DE CORTE PROUNI 2019


Passo 01: Primeiramente acesse o endereço https://querobolsa.com.br/programas-do-governo;


Passo 02: Em seguida preencha os campos em branco com os dados solicitados;


Passo 03: Após preenche-los, basta clicar no botão verde “Consultar”.


Com este simulador de nota de corte, o estudante consegue saber se pode ou não conseguir uma bolsa de estudos em determinado curso.

Como se inscrever no Prouni 2019

O Prouni é um programa que oferece bolsas de estudos em faculdades privadas, onde o público-alvo são pessoas que tenham terminado o estudo na rede pública de ensino. Antes de realizar a sua Prouni inscrição, é preciso visualizar quem pode participar do programa:

NOTA DE CORTE PROUNI 2019


01. Pessoas que tenham realizado a última edição do Enem e tenham tirado nota igual ou superior a 450 nas provas de múltipla escolha e acima de zero na redação;


02. Estudantes que realizaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;


03. Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nessa situação, não é preciso comprovar renda;


Além disso, para quem vai concorrer as bolsas 100% gratuitas, é preciso possuir renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. Para quem vai concorrer as bolsas parciais, que dão 50% de desconto nas parcelas, é preciso possuir renda familiar per capita de até 3 salários-mínimos.

Depois de visualizar os pré-requisitos, veja a seguir quando realizar a sua inscrição Prouni 2019:


Passo 01. Quando as inscrições estiverem abertas, entre no site do Prouni (prounialuno.mec.gov.br) e espere a página abrir. Clique em fazer inscrição e, em seguida, informe o seu CPF, o número de inscrição e a senha utilizados no Enem. Agora clique em Entrar.


Passo 02. Nesse momento, o candidato deverá escolher duas opções de curso. A dica é basear as escolhas pela nota de corte. Depois de escolher, será necessário confirmar o interesse nos cursos. É possível alterar as opções durante o período de inscrições.


Passo 03. Será necessário esperar a divulgação da lista de selecionados. Caso tenha sido escolhido, o candidato deverá realizar a matrícula na instituição que está oferecendo a bolsa dentro do prazo estimado. Caso positivo, é possível demonstrar interesse na lista de espera e concorrer as bolsas na segunda chamada.

Além disso, o MEC entrará em contato com os participantes que foram selecionados. Por isso é importante ficar de olho em seu e-mail!


É importante ficar atento e saber quais as faculdades estão participando do Programa Universidade para Todos, garantindo assim, a chance de conseguir uma bolsa de estudos através do mesmo. Mas caso a faculdade de seu interesse não esteja com o Prouni, não precisa ficar desanimado! Existem outros meios de ingresso com descontos, onde o mais comum deles é o vestibular presencial ou agendado.

Agora ficou muito mais fácil realizar a sua inscrição no programa. Não deixe de estudar para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, para não perder a oportunidade de garantir uma bolsa de estudos em uma boa Faculdade.

Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação a nota de corte Prouni 2019, deixe o seu comentário logo abaixo. E não esqueça também de compartilhar o nosso conteúdo com um conhecido. Boa Sorte!