Lista de Espera Prouni 2020: Como funciona? Veja aqui!

A lista de espera do ProUni 2020, é um recurso dedicado exclusivamente aos participantes não selecionados nas chamadas regulares, oferecendo uma nova chance de serem beneficiados com as vagas que até então não foram preenchidas.

Os alunos aprovados na seleção regular acabam não demonstrando interesse de fato pela vaga, por motivo de desistência, ou por não preencher os critérios e prazos estabelecidos pelo ProUni. Assim, o programa abre um período para que uma lista de espera seja formada e assim que essas vagas surgirem, esses alunos da lista serão convocados.

Como funciona a lista de espera do Prouni 2020?

Como funciona a lista de espera do Prouni 2020?

Os candidatos não selecionados na primeira ou segunda chamada, têm uma terceira oportunidade de concorrer às bolsas oferecidas nessa edição do programa, reunindo todas as vagas até então não preenchidas. Entenda como funciona cada uma das etapas:

Na primeira chamada são convocados os participantes que tiveram maior pontuação no ENEM. A relação de candidatos é apresentada alguns dias após o encerramento das inscrições, iniciando um novo prazo para que os alunos pré-selecionados apresentem-se à faculdade escolhida e apresentem a documentação necessária.

A segunda chamada ocorre alguns dias após a divulgação dos resultados da primeira chamada. São ofertadas as vagas não preenchidas pelos candidatos da primeira chamada, por motivo de desistência ou não preenchimento dos requisitos necessários. Inicia-se então mais um prazo para que os novos candidatos compareçam com a documentação necessária.

A lista de espera do ProUni é a terceira e última oportunidade para os candidatos até então não selecionados concorrerem às bolsas ainda não distribuídas. É necessário demonstrar interesse em participar da lista de espera, pois ela não é automática.

Como participar da lista de espera do Prouni 2020?

Após encerradas as duas primeiras chamadas, o ProUni normalmente estabelece o prazo de dois a três dias para os candidatos demonstrarem interesse na lista de espera. Veja o passo-a-passo:

  1. Acesse o site: http://prouniportal.mec.gov.br/ e preencha os campos necessários com o número de inscrição e senha do Enem;
  2. Ao acessar o sistema, basta selecionar a opção “Manifestar interesse em participar da lista”;
  3. Agora basta aguardar o período de divulgação dos resultados.

Como funciona a lista de espera do Prouni 2020

Como funciona a lista de espera do Prouni 2020

A lista de espera funciona da seguinte forma:

  • O candidato que não foi selecionado na primeira ou segunda chamada, poderá entrar na lista de espera para a primeira opção de curso selecionada no ato de inscrição;
    Como funciona a lista de espera do Prouni 2020
  • Em caso de esgotamento das bolsas para a primeira opção de curso, os candidatos serão aceitos na lista de espera da segunda opção;
  • Também será aceito na lista de espera, o candidato que foi selecionado para a primeira ou segunda opção de curso nas chamadas regulares, mas que não conseguiu se matricular por falta de turmas.

Quais as chances de passar na lista de espera do Prouni 2020?

Quais as chances de passar na lista de espera do Prouni 2020?

Suas chances estão diretamente ligadas à sua nota, ou seja, quanto maior sua pontuação em relação à nota de corte do curso de sua opção, maiores serão as chances de você ser selecionado primeiro. Simplificando, você precisa ter mais pontos para “vencer” os outros candidatos que estão concorrendo à mesma vaga que você.

A quantidade de vagas da lista varia bastante de edição para edição, dependendo sempre do interesse e da realização do ato de inscrição dos alunos que foram pré-selecionados em cada uma das chamadas anteriores.

Como saber se fui selecionado na lista de espera 2020?

Após o início do prazo de divulgação da lista de espera, os resultados serão divulgados aos poucos de acordo com a disponibilidade de vagas que ainda não tenham sido preenchidas, portanto, é necessário acessar o sistema durante todos os dias até o encerramento dos períodos para checar se o seu nome consta entre os selecionados.

Passei na lista de espera: o que fazer?

Aqueles que foram selecionados na lista de espera, devem comparecer à instituição dentro do prazo estabelecido, portando os documentos solicitados, a fim de confirmar o ato de inscrição para a bolsa.

Normalmente são solicitados documentos de todo o grupo familiar, incluindo, comprovantes de renda, endereço, identificação e escolaridade.

É sempre importante lembrar que para adquirir a bolsa, os critérios de renda devem ser obedecidos, sendo estes:

  • Renda familiar bruta de 1,5 salário mínimo para bolsa integral;
  • Renda familiar bruta de 3 salários mínimos para bolsa parcial.

 

Caso a renda familiar ultrapasse esse valor, o candidato estará desclassificado, abrindo espaço para que outro aluno na lista de espera concorra a vaga.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Lista de Espera Prouni 2020: Como funciona? Veja aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *