LISTA DE ESPERA PROUNI 2019 – INSCRIÇÃO, RESULTADO

A lista de espera Prouni 2019 é um recurso que os candidatos poderão demonstrar interesse caso não sejam selecionados nas chamadas regulares do programa, primeira e segunda chamadas. O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos gratuitas e parciais em diversos cursos de instituições privadas de ensino superior.

O Prouni é um dos principais programas de acesso ao ensino superior mantidos pelo Governo Federal, sendo dirigido a todos os participantes da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa abre inscrições duas vezes por ano e na primeira parte de cada processo seletivo é possível apresentar interesse em ingressar pela lista de espera do Prouni caso os participantes não tenham sido selecionados na primeira chamada. Para saber mais, veja as informações e dica que separamos a seguir.

O que é a Lista de Espera Prouni 2019?

O processo seletivo do Prouni é composto por duas chamadas. A primeira é realizada regularmente e seleciona os alunos que possuem as melhores notas no processo seletivo. A segunda acontece alguns dias depois e é orientada para preencher as vagas remanescentes dos cursos oferecidos através do sistema.

LISTA DE ESPERA PROUNI 2019

Dessa maneira, quem não conseguir uma bolsa de estudos pela chamada regular poderá demonstrar interesse em esperar pela segunda chamada, onde haverá a chance de preencher uma bolsa entre as vagas que sobraram.

Contudo, para participar, o candidato deverá confirmar a sua participação no site do Prouni 2019, demonstrando interesse na bolsa de estudos dentro do prazo previsto no cronograma do programa. A lista de espera do Prouni é única para cada curso e turno de cada local de oferta, independente da escolha original dos candidatos, as vagas destinadas às políticas afirmativas (cotas) ou as de concorrência geral.

Quem pode participar da lista de espera?

Para poder participar da Prouni lista de espera 2019, o candidato deverá atender algumas exigências e pré-requisitos estabelecidos pelo programa. Confira, a seguir, quem pode participar da lista e concorrer as vagas remanescentes dos cursos oferecidos na plataforma.

  • Para participar exclusivamente para a primeira opção de curso:

01. Pessoas que não foram pré-selecionadas nas chamadas regulares.


02. Pessoas pré-selecionadas na primeira opção de curso que foram reprovadas por não formação de turma.


  • Para participar, exclusivamente, para a segunda opção de curso:

01. Candidatos não pré-selecionados nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.


02. Candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso;


03. Candidatos pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma;


Depois de demonstrar e confirmar o seu interesse na lista de espera do Prouni, os candidatos deverão esperar a divulgação do resultado para saber se foram selecionados ou não. Em caso de seleção, os contemplados deverão ir até a instituição que está oferecendo a bolsa, com os documentos em mãos, e realizar a sua matrícula dentro do cronograma do programa.

Caso não realize a sua inscrição dentro desse período, o candidato perderá a suas bolsas de estudos.

Inscrição Lista de Espera Prouni 2019

Qualquer candidato que não tenha sido selecionado na chamada regular poderá se inscrever na lista de espera. O procedimento é realizado no site do Prouni e deverá ser realizado dentro do cronograma do programa.

Para ajudá-los, elaboramos um passo a passo bem simples e prático de ser executado. Confira:

LISTA DE ESPERA PROUNI 2019


Passo 1: O primeiro passo a ser dado é entrar no site do Prouni através do endereço a seguir (prouni.gov.mec.br). Clique em ir e espere a página carregar.


Passo 2: Agora, clique em Meu Boletim e, em seguida, insira o número de inscrição e a senha utilizados para se cadastrar no Enem. Caso você não se lembra de sua senha do Enem, é possível recuperá-la no site do Inep.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 3: Depois de realizar o login no site, será preciso demonstrar interesse em participar da lista de espera do curso desejado. Em seguida, o participante deverá confirmar a sua participação. Quando realizar a confirmação, o MEC enviará uma mensagem avisando sobre a escolha.


Passo 4: Agora basta esperar a divulgação dos resultados para saber se você foi selecionado. Caso tenha sido, o programa enviará uma mensagem com detalhes sobre o que deverá ser feito a seguir.


Resultado Lista de Espera Prouni 2019

A divulgação do resultado da lista de espera Prouni é divulgado no próprio site do sistema. Para consultar o resultado, o participante deverá fazer login no site do Prouni, preenchendo os campos com as informações solicitadas. Ao entrar, ele poderá consultar a lista de selecionados.

LISTA DE ESPERA PROUNI 2019

Caso o seu nome esteja entre os que foram aprovados, o participante terá um prazo para demonstrar interesse na vaga e realizar a sua matrícula. É importante ressaltar que os participantes que não realizarem as suas matrículas dentro do prazo correm o risco de perder suas bolsas de estudos.


Prouni cursos e notas de corte

Abaixo segue  uma lista com os principais cursos e a média esperada para a nota de corte PROUNI 2019. Veja:

  • Medicina – de 760 a 880 pontos;
  • Direito – de 625 a 830 pontos;
  • Arquitetura – de 630 a 825 pontos;
  • Biomedicina – de 625 a 825 pontos;
  • Odontologia – de 620 a 825 pontos;
  • Engenharia Civil – de 610 a 830 pontos;
  • Psicologia – de 605 a 805 pontos;
  • Fisioterapia – de 605 a 815 pontos;
  • Engenharia Química – de 590 a 815 pontos;
  • Enfermagem – de 575 a 805 pontos;
  • Engenharia de Produção – de 575 a 795 pontos.
  • Nutrição – de 575 a 785 pontos;
  • Jornalismo – de 565 a 795 pontos;
  • Administração – de 555 a 775 pontos;
  • Ciências Contábeis – de 550 a 765 pontos;
  • Engenharia Elétrica – de 545 a 820 pontos;
  • Educação Física – de 535 a 765 pontos;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas – de 515 a 745 pontos;
  • Medicina Veterinária – de 515 a 745 pontos;
  • Pedagogia – de 485 a 725 pontos;
  • Engenharia Ambiental – de 460 a 755 pontos.

Cronograma Prouni

Período de inscrições: 06/02 a 09/02;

Resultado da primeira chamada: 14/02;

Comprovação de informações da primeira chamada: 15/02 a 23/02;

Resultado da segunda chamada: 02/03;

Comprovação de informações da segunda chamada: 02/03 a 09/03;

Prazo para participar da lista de espera: 16/03 a 19/03;

Entrega para documentação: 13/03 e 14/03.

É importante citar que as datas  do Prouni 2019 ou qualquer outra informação podem ser alteradas e caso isso aconteça, divulgaremos o mais rápido possível as atualizações para os nossos leitores. Sendo assim, continue sempre de olho em nosso artigo.

Se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário logo abaixo. Desejamos a você uma boa sorte e sucesso!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *