Inscrição Prouni 2020 – Saiba Como Fazer, Onde se Inscrever, Valor, Descontos

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é o programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004, com a finalidade de possibilitar o ingresso de alunos com menos recursos financeiros ao ensino superior particular, por intermédio da distribuição de bolsas de estudo integrais ou parciais.

É uma excelente ferramenta que possibilita a formação de alunos que não possuem condições de arcar integralmente com os custos de uma instituição particular.

O alcance do programa abrange por regra, qualquer aluno que completou o ensino médio em colégio público, salvo a exceção de alunos que cursaram ensino médio particular com o auxílio de bolsa integral, e também alunos com alguma deficiência que se formaram em escola privada.

Quem pode participar do Prouni 2020?

Quem pode participar do Prouni 2020?

Para participar do ProUni na edição de 2020, torna-se essencial o estudante atender aos requisitos preestabelecidos. A seguir, temos todos os critérios necessários para efetivo cadastro no programa:

Exigências básicas a todos os participantes:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que será realizado próximo ao final de 2019;
  • Somar nota média acima de 450 pontos na realização do ENEM, e também pontuação superior a zero na redação;
  • Não possuir diploma prévio em instituição de ensino superior.

Requisitos socioeconômicos (pelo menos um desses deve ser atendido):

  • Ter cursado e concluído o ensino médio em instituição de ensino pública;
  • Ter cursado o ensino médio em escola privada, contudo, por intermédio de bolsa integral;
  • Ser portador de deficiência, independente da modalidade de ensino médio cursada;
  • Professores efetivos em rede pública de ensino podem concorrer sem necessidade da realização do Enem, porém, limitado somente aos cursos de licenciatura.

Quem tem direito às bolsas Prouni 2020? Valores e descontos

Todos os participantes que se enquadrarem nas exigências acima, concorrerão às bolsas oferecidas pelo ProUni, sendo gratuita a inscrição no programa, contudo, para que o aluno possa efetivamente receber a bolsa, ele deve atender também aos critérios de renda exigidos pelo programa:

  • Para receber bolsa integral (100%), a renda familiar bruta mensal per capita não deve ultrapassar o limite de 1,5 salário mínimo;
  • Para receber bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal per capita não deve ultrapassar o limite de 3 salários mínimos.

Prazo para as inscrições do Prouni 2020?

Prazo para as inscrições do Prouni 2020?

O período de inscrição para a edição de 2020 do ProUni é estabelecido em edital pelo MEC, portanto, faz-se necessário que os participantes interessados estejam atentos à divulgação da data pelo site: http://prouniportal.mec.gov.br/.

Nesse site, você terá acesso ao cronograma oficial do MEC. Lembre-se de sempre confiar nas informações de veículos oficiais, como o site do Ministério da Educação.

Como se inscrever no Prouni 2020?

Após abertura do prazo de inscrição, o participante deve seguir este passo-a-passo para se cadastrar:

  • Acesse a página http://prouniportal.mec.gov.br/;
  • Clique em “Fazer Inscrição” no canto superior da tela.
  • Insira as respectivas informações de acesso (Número de Inscrição e senha utilizados no Enem);
  • Os interessados então devem pesquisar os cursos disponíveis em uma instituição de seu interesse;
  • Após confirmada a opção de curso e conferência dos documentos necessários, está feita a inscrição.

Vale ressaltar que o participante poderá informar duas opções diferentes de curso, em qualquer instituição e turno de seu interesse, otimizando seu alcance de vagas nos cursos pretendidos.

O participante poderá alterar seus dados cadastrais e socioeconômicos apenas durante o período de cadastro.

Resultado do Prouni 2020

O resultado do ProUni costuma ser divulgado no dia posterior ao encerramento das inscrições. Para visualizar o resultado no site http://prouniportal.mec.gov.br/ é necessário informar o número de inscrição e senha utilizados durante o Enem.

A cada nova chamada inicia-se um novo prazo apresentado pelo MEC para que os alunos pré-selecionados apresentem o efetivo interesse sobre a vaga, comparecendo a instituição de ensino de sua escolha a fim de confirmar o ato de inscrição para a bolsa e ter mais uma chance de ser aprovado. 

As instituições privadas que atuam em parceria com o MEC, utilizam como critério de seleção as maiores notas obtidas no ENEM, portanto, é válido ressaltar que mesmo o aluno não tendo obtido a maior nota, ainda está apto a concorrer pela bolsa durante todo o decorrer das chamadas regulares, que verificarão se de fato os alunos pré-selecionados preenchem os devidos requisitos supramencionados ao longo do texto.

Os participantes não selecionados durante as chamadas regulares podem manifestar interesse em participar da lista de espera do ProUni 2020, referente à primeira opção de curso informado durante o ato de inscrição.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Inscrição Prouni 2020 – Saiba Como Fazer, Onde se Inscrever, Valor, Descontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *