INSCRIÇÃO PROUNI 2019 – SAIBA COMO FAZER INSCRIÇÃO

Para participar do ProUni e concorrer a uma das bolsas de estudos, os interessados deverão ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realizar a sua inscrição Prouni 2019 dentro do período estimado.

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal criada em 2004, com o intuito de oferecer bolsas de estudos parciais e integrais em diversos cursos em instituições privadas de ensino superior.

Se você vai realizar o Enem esse ano com o intuito de entrar em uma faculdade privada, então continue lendo e veja as dicas que separamos para você a respeito do Prouni inscrição.

Requisitos para se inscrever no Prouni 2019

O ProUni 2019 é um programa criado para oferecer bolsas de estudos para pessoas cuja a renda familiar per capita não seja superior a um salário-mínimo e meio. Além disso, há outros requisitos que devem ser seguidos para poder se inscrever no programa e, assim, concorrer às bolsas de estudos que são ofertadas a partir do ProUni.

INSCRIÇÃO PROUNI 2019

Para você que deseja se inscrever no programa mas não tem certeza se, de fato, atende o perfil necessário, confira os requisitos e quem poderá se inscrever no Prouni 2019:


01.  Pessoas que tenham realizado a última edição do Enem e tenham tirado nota igual ou superior a 450 nas provas de múltipla escolha e acima de zero na redação.


02. Estudantes que realizaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola.


03. Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nessa situação, não é preciso comprovar renda.


Para concorrer as bolsas integrais, os participantes deverão comprovar renda familiar bruta mensal per capita de 1,5 salário mínimo. Para concorrer as bolsas parciais, os interessados deverão possuir renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Inscrição Prouni 2019

O período para o Prouni inscrições 2019 é aberto em Fevereiro. No último ano, o prazo para se inscrever foi de 6 a 9 de Fevereiro. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas diretamente no site do programa.

Depois da divulgação do resultado oficial do Enem, é preciso ficar atento a abertura do processo seletivo do Prouni. E para ajudá-lo a realizar as inscrição do Prouni 2019, elaboramos um passo a passo com todas as dicas necessárias. Confira:

INSCRIÇÃO PROUNI 2019


Passo 1: Quando o período de inscrições estiver aberto, acesse o site do Prouni Mec através do endereço: (siteprouni.mec.gov.br) e espere a página carregar. Em seguida, clique em “fazer inscrição”. Nesse momento, será necessário informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem para entrar no site.


Passo 2: Em seguida, será necessário pesquisar os cursos oferecidos e escolher até duas opções em ordem de preferência. A primeira escolha será a prioritária e caso não seja selecionado, o candidato concorrerá pela segunda opção. Durante o período de inscrições, os candidatos poderão alterar suas escolhas e mudar os cursos.


Passo 3: Depois de realizar a sua inscrição, os participantes deverão esperar a divulgação dos resultados para saber se foram selecionados. Caso positivo, o Prouni entrará em contato dando maiores orientações. Caso não tenha sido escolhido, não desanime, pois ainda será possível integrar a lista de espera e obter uma segunda chance de entrar no curso.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Como funciona a Nota de Corte Prouni

Cada curso possui uma nota mínima para que os candidatos possam realizar a sua inscrição Prouni. A nota de corte é calculada de acordo com a média dos participantes inscritos e a concorrência em determinado curso. Contudo, esse número serve apenas como referência para os candidatos e não quer dizer, necessariamente, que uma pessoa que tenha a nota mínima seja selecionada.

A nota de corte vai sendo atualizada a medida que mais pessoas forem demonstrando interesse em realizar o curso. É por isso que é importante ficar acompanhando a sua Prouni inscrição 2019, para visualizar, dessa maneira, se você possui ainda a nota necessária para se inscrever nos cursos desejados.

Como funciona a Lista de Espera Prouni

Para os participantes que não foram convocados na primeira chamada, é possível registrar interesse em participar da lista de espera para concorrer as vagas remanescentes do curso desejado. Essa lista de espera Prouni funciona da seguinte maneira.

INSCRIÇÃO PROUNI 2019

Se as vagas para os cursos desejados não forem preenchidas, os candidatos poderão registrar o interesse em ocupar a vaga e, assim, terão chances de serem selecionados na segunda chamada para ganhar a bolsa.

São consideradas bolsas remanescentes aquelas eventualmente não ocupadas no decorrer do processo regular do Prouni.

Para participar, o candidato não poderá ter sido selecionado na primeira chamada e deverá registrar o interesse no próprio site do Prouni 2019.

A inscrição para o Prouni é gratuita e efetuada exclusivamente pela internet, acessando a página do sistema Prouni no seguinte endereço: siteprouni.mec.gov.br.

Antes de realizar a inscrição, o candidato precisa se cadastrar primeiro no sistema de bolsas remanescentes do site. Após o cadastro, o mesmo poderá realizar a inscrição no próprio sistema do Prouni.

Como funciona o Resultado Prouni 2019

INSCRIÇÃO PROUNI 2019

O resultado do Prouni 2019 é divulgado na própria plataforma e caso tenha sido selecionado, o participante deverá confirmar o seu interesse e realizar a sua matrícula na instituição que está oferecendo a bolsa de estudos dentro do prazo estimado.

O candidato classificado deverá entregar a documentação para a instituição de ensino; a mesma, por sua vez, deve aferir a pertinência e veracidade das informações prestadas pelo candidato, informando ao final, a aprovação ou reprovação do candidato.

A confirmação da aprovação ou reprovação do candidato no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) e a emissão dos respectivos documentos de concessão ou de reprovação emitida pela instituição de ensino deve ser realizado até as 23h59min do dia útil seguinte ao final do prazo de comparecimento do candidato para comprovação das informações disponibilizadas pelo mesmo.

Caso tenha alguma dúvida a respeito da inscrição Prouni 2019 tratado acima deixe um comentário agora mesmo, para que possamos lhe responder o mais breve possível. Nós desejamos boa sorte no processo seletivo e que você consiga entrar no curso desejado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *