Cronograma Prouni 2020 – Processo Seletivo, Vagas Remanescentes, Segundo Semestre

Ter um diploma de ensino superior é o sonho para muitos estudantes, mas muitos não tem condições para pagar uma faculdade, e conseguir uma vaga nas concorridas universidades públicas pode ser bem complicado.

Por isso, programas de acesso à educação superior são tão importantes, e o Programa Universidade para Todos (Prouni) é um dos maiores e mais aguardados.

O Que é o Prouni 2020?

O Que é o Prouni 2020?

O PROUNI é um programa criado pelo Governo Federal em 2004, cujo objetivo é conceder bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de graduação e formação específicas em instituições de ensino privadas para alunos com baixa renda.

Quem pode participar?

Só podem participar do Prouni 2020 os candidatos que se encaixam no perfil socioeconômico de baixa renda. Para concorrer às bolsas disponíveis, é necessário se enquadrar em alguma dessas condições:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em Escola Pública ou privada em condição de bolsista integral, ou ainda, ter cursado parte do Ensino Médio em escola pública e parte em instituição privada com bolsa de 100%. Além disso, é necessário comprovação de renda familiar bruta per capita que atenda ao critério socioeconômico;
  • Possuir alguma deficiência (deve ser comprovada no ato da matrícula);
  • Ser professor da rede pública de ensino. Neste caso não é necessário comprovação de renda, porém, a inscrição só é permitida para os cursos de licenciatura (matemática, química, física, biologia, história, geografia, português) e pedagogia;
  • Ter obtido a nota mínima exigida pelo MEC de 450 pontos na prova do Enem, com pontuação superior a zero na redação.

Também é necessário se enquadrar dentro do critérios sócio-econômicos exigidos pelo MEC. Se a renda per capita da família for inferior a 1,5 salário mínimo, o candidato tem direito a concorrer a uma bolsa 100% integral. Se o valor per capita for superior a 1,5 e inferior a três salários mínimos, o candidato concorre a bolsas de 50%.

Como é o processo seletivo?

O PROUNI 2020 abre suas inscrições duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo (normalmente nos meses de janeiro e junho). A inscrição, gratuita, é feita pelo site do PROUNI.

Será necessário informar o número de inscrição e a senha do ENEM, além de responder a um questionário socioeconômico. Lembrando que cada aluno poderá optar por até duas opções de curso (em ordem de preferência). Caso não haja mudanças, a inscrição é feita da seguinte forma:

  • Acesse o site do MEC, disponível em http://prouniportal.mec.gov.br/;
  • Clique em “Processo Seletivo” no menu do lado direito da tela;
    Como é o processo seletivo?
  • Clique em “Fazer inscrição”;
    Como é o processo seletivo?
  • Informe o número de inscrição e a senha do ENEM;
    Como é o processo seletivo?
  • Confirme a informação de segurança e depois clique em “Entrar no Prouni”;
  • Preencha o questionário socioeconômico e as demais informações que forem solicitadas.

 

Terminado o período de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com a nota obtida no ENEM. Os resultados são disponibilizados no site do PROUNI 2020, bem como nos sites das instituições de ensino participantes.

Nota de corte

O Prouni 2020 possui uma nota de corte, que nada mais é que a nota do último candidato que seria aprovado naquele curso. Essa nota é atualizada diariamente pelo sistema, e é muito importante que o candidato possa monitorar sua variação durante o processo.

Desta forma, caso o curso que você tinha escolhido esteja com uma nota de corte acima da sua nota obtida no Enem, é possível alterar as suas opções.

Para saber se você passou no Prouni é preciso acessar o site com o login e senha.

Vagas remanescentes

As vagas não preenchidas na primeira chamada estarão disponíveis após a conclusão do período de matrícula dos candidatos convocados. Os convocados na segunda chamada precisam fazer a inscrição dentro do prazo.

Lista de Espera

Caso não tenha sido convocado nas duas primeiras chamadas, há ainda uma terceira oportunidade, uma lista de espera para possíveis desistências entre os alunos já convocados. Neste caso, é preciso manifestar o interesse em ter seu nome constando na lista através do site do Prouni 2020

O Prouni 2020 é uma das melhores opção para quem não conseguiu uma vaga no ensino público superior e não tem condições financeiras para arcar com os custos dos estudos. É bom se preparar desde já para não perder esta oportunidade. Confira no site do Prouni 2020 todos os documentos necessários e fique de olho nos prazos.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Cronograma Prouni 2020 – Processo Seletivo, Vagas Remanescentes, Segundo Semestre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *