CRONOGRAMA PROUNI 2019 – Processo Seletivo, Bolsas Remanescentes

O ProUni ou Programa Universidade para Todos é uma iniciativa criada pelo Governo Federal, em 2004, através do Ministério da Educação (MEC), com a missão de facilitar a inserção de estudantes de baixa renda (e que ainda não possuem graduação) em  instituições de ensino privadas, através do programa de bolsas de estudos parciais ou integrais.

O Cronograma ProUni 2019 é uma ferramenta para que você consiga se manter em dia quanto a informações como: inscrição, resultado, lista de espera, etc. É muito importante que você se mantenha atento ao Cronograma, que irá classificar os estudantes que obtiverem as melhores notas do Enem.

Confira abaixo mais informações sobre o ProUni 2019 Cronograma.

Cronograma ProUni 2019

Se você tem a intenção de concorrer às bolsas de estudo do ProUni em universidades particulares, então precisa acompanhar bem de perto como será realizado o processo seletivo, pois é de extrema importância que seja cumprido o prazo de inscrição e matrícula para garantir a sua vaga em uma boa instituição de ensino superior.

Para se candidatar às bolsas do ProUni, você precisa ter participado da edição anterior do Enem, ter feito 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação, além de não possuir diploma de nível superior e também é preciso apresentar a comprovação da renda familiar de no máximo três salários mínimos por pessoa.

CRONOGRAMA PROUNI 2019

Para ter acesso ao Cronograma ProUni 2019, é muito fácil e rápido. Confira logo abaixo como visualizar:


Passo 1: Acesse o portal do Prouni prouniportal.mec.gov.br, é nesse site que os candidatos irão conseguir obter as informações quanto ao cronograma do ProUni 2019.


Passo 2: Em seguida, os interessados deverão procurar a coluna de menu logo à esquerda (ao lado da coluna Destaque), na coluna do menu há informações que são: O Programa; Informações aos Candidatos; Bolsa Permanência; Legislação; Certificação Digital, etc.


Passo 3: Os interessados em saber sobre o Cronograma ProUni 2019, irá clicar em Legislação -> Legislação 2018, e logo após no Edital Nº 81, de 26 de outubro de 2018 para baixar e ter acesso ao cronograma completo referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2019.


Cronograma Segundo Semestre 2019

Conforme divulgado pelo ProUni Cronograma 2019, as inscrições para o processo seletivo serão abertas duas vezes durante o ano: uma no primeiro e a outra no segundo semestre.

Os estudantes e as demais pessoas que se encontram interessadas em ingressar em uma instituição de ensino superior através deste programa precisam ser inscrever gratuitamente através da internet, diretamente no portal.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

A forma de funcionamento do ProUni do segundo semestre é exatamente igual ao do processo seletivo do programa do primeiro semestre. No período estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), o candidato irá se inscrever de forma online, pelo portal, utilizando o número de inscrição e a senha do Enem mais recente.

CRONOGRAMA PROUNI 2019

Ainda no portal, o candidato terá acesso às instituições cadastradas e cursos com disponibilidade de bolsas para a seleção daquele semestre. Ao realizar a sua a inscrição, o candidato precisará escolher, em ordem de prioridade, até duas opções de instituição, unidade, curso, turno e modalidade de concorrência dentre as bolsas oferecidas.

É preciso ficar atento quanto ao programa possuir duas modalidades de concorrência: geral (ampla concorrência) e por cotas (ações afirmativas). A segunda opção é restrita somente aos candidatos que possuírem algum tipo de deficiência ou se autodeclarar negro, pardo ou indígena. Ou seja, somente candidatos da segunda opção que poderá optar por concorrer a uma bolsa reservada aos cotistas.

Saiba que no enquanto estiver ocorrendo o período das inscrições, será possível para o candidato alterar as escolhas de vaga. Para fazer a classificação final, o programa ProUni 2019 vai considerar sempre a última opção salva no sistema pelo candidato.

Cronograma Bolsas Remanescentes

Quando o candidato não tem o seu nome não tem o seu nome divulgado na primeira chamada, o programa ainda realiza uma segunda convocação. E quem também não se classificou na segunda chamada, ainda tem a possibilidade de participar da lista de espera, usada para preenchimento de bolsas eventualmente não foram preenchidas, as chamadas Bolsas remanescentes.

CRONOGRAMA PROUNI 2019

Para se inscrever, o candidato precisa ficar atento a alguns requisitos, que são:


01. Ser professor da instituição pública de ensino, em atividade no magistério da educação básica e fazendo parte do quadro de colaboradores permanentes da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica, ou;


02.Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir da edição de 2010, e obtido, ainda na mesma edição do exame, a média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.


Para ter chances em conseguir a uma bolsa integral, o candidato precisa ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para concorrer a uma bolsa parcial de 50%, a renda mensal familiar bruta deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

No Edital do Cronograma 2019 aponta que o resultado da lista dos participantes selecionados será divulgado após a classificação dos mesmos através da nota obtida no Enem.

Assim que o resultado for divulgado no site do programa, o candidato deve realizar a sua matricula na instituição dentro do prazo determinado pelo mesmo, do contrário a sua vaga será reservada para os candidatos da lista de espera e que não foram aprovados na primeira etapa.

Gostou do artigo? Caso tenha dúvidas deixe o seu comentário abaixo que responderemos em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *