Como saber se fui aprovado no ProUni 2020? Descubra agora!

O ProUni é o maior programa fornecedor de bolsas de estudos para Curso Superior do País, através dele, todos os estudantes de baixa renda podem competir por bolsas integrais (100%) ou parciais (50%).

As bolsas integrais são destinadas para alunos com renda família per capita de até um salário mínimo e meio, enquanto que as bolsas parciais são dirigidas para alunos com renda familiar (per capita) de até três salários mínimos.

Além disso, alguns dos outros requisitos para participar do ProUni 2020 é fazer o ENEM 2019, ter uma média mínima de 450 pontos nas provas e não zerar na redação.

Como saber se eu fui aprovado no ProUni 2020?

Depois que os estudantes fizerem o cadastro pelo site, é necessário aguardar os resultados. Existem duas formas de consulta, são elas:

Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site siteprounimec.gov.br
  2. Informe a inscrição do ENEM e senha;
  3. Preencha os dados e clique em ” entrar”;
    Entrar Prouni 2020
  4. Na próxima tela, os resultados do PROUNI serão apresentados, bem como todas as instruções que devem ser feitas, caso tenha passado;
    Resultado Prouni 2020

Se o aluno não conseguiu passar na primeira chamada, ainda pode tentar a segunda.

Como funciona a aprovação no ProUni 2020?

Para participar do processo de seleção do ProUni, os estudantes precisam se encaixar dentro dos requisitos determinados pelo MEC, vale lembrar que esse Programa foi criado para atender pessoas de baixa renda, portanto, caso o participante conseguir a bolsa, ele precisa apresentar toda a documentação que comprove isso no ato da matricula na Universidade.

As inscrições começam sempre no mês de Janeiro, então, com os dados do último Enem, os estudantes podem fazer a inscrição para o ProUni por meio do Portal do MEC.

A média mínima do Enem para se inscrever é de 450 pontos e não pode zerar na redação, no entanto, cada Universidade cadastrada pode estipular uma nota de corte para os cursos. Ou seja, só poderão participar da seleção, os estudantes que tiverem uma nota maior do que a de corte.

Por exemplo: O Mackenzie estipula que a nota de corte para o curso de administração é 600 pontos. Portanto, alunos que tiverem uma pontuação menor no Enem, não podem  participar e assim sucessivamente.

No entanto, a boa notícia é que as notas de corte mudam diariamente durante os períodos de inscrição do ProUni, é fundamental que os estudantes fiquem de olho no site, pois eles podem mudar as opções de cursos e Universidades conforme a pontuação para ter mais chances de conseguir a vaga.

Existem basicamente 3 formas de aprovação do ProUni, que são:

Primeira chamada

Destinadas aos estudantes que tiveram as melhores notas nos cursos existentes. Eles serão avisados por e-mail que precisam realizar a matricula na Universidade e levar toda a documentação que comprove os requisitos dentro de uma prazo determinado, caso contrário, perdem a vaga.

É fundamental que os estudantes fiquem de olho no site para não perder a oportunidade.

[Quer saber mais sobre os resultados do Prouni 2020? Veja aqui!]

Segunda chamada

Ela existe porque muitos estudantes da primeira chamada não comparecem a Instituição para realizar a matricula ou não conseguem passar na checagem dos documentos, por isso, é muito importante se atentar a esse detalhe.

A lista completa de documentos é fornecida pelo sistema do ProUni no ato da inscrição.

Para participar da segunda chamada do ProUni 2020, siga o procedimento:

  1. Acesse o site siteprounimec.gov.br
  2. Digite o nº da sua inscrição e senha do Enem 2019
    Entrar Prouni 2020
  3. No lado esquerdo do site, clique em “lista de espera”;
    Lista de espera PROUNI 2020
  4. Pronto, é só aguardar;

As datas corretas que essas chamadas ocorrem são divulgadas pelo MEC.

Vagas Remanescentes

A terceira chance existe. Mesmo com duas chamadas, sobram vagas que não foram preenchidas, quando isso ocorre, uma comissão do ProUni faz uma seleção entre os alunos com os melhores pontos com relação a nota de corte.

Veja, abaixo, como fazer para se candidatar:

Bolsas remanescentes Prouni

O MEC comunica ao estudante que ele tem a bolsa e deve comparecer a Universidade para fazer a matricula e apresentar a documentação.

Muitos alunos perdem a oportunidade da bolsa porque não conseguem comprovar as informações que deram na inscrição, por isso, é essencial checar a documentação exigida não só pelo Programa, mas também, pela Universidade.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Como saber se fui aprovado no ProUni 2020? Descubra agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *