COMO FUNCIONA O PROUNI 2019 – SAIBA O QUE É, INSCREVA-SE!

Para quem vai realizar a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entender como funciona o Prouni 2019 será essencial para conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade particular. Isso porque o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos parciais e gratuitas em diversas instituições privadas de ensino superior.

Assim como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), para participar do ProUni o interessado deverá, entre outras coisas, ter realizado a última edição do Enem.

E se você vai fazer o exame e tentar uma bolsa de estudos a partir do programa do Governo Federal, continue lendo para visualizar as dicas e informações sobre o ProUni 2019 como funciona, nos tópicos a seguir!

Como funciona o Prouni 2019?

Você sabe como funciona Prouni?

O Prouni é um programa do Governo Federal, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), criado no ano de 2004 como uma forma de oferecer bolsas de estudos gratuitas para participantes do Enem que tiraram nota superior a 450 no exame e acima de zero na redação. Além disso, os participantes deverão atingir alguns pré-requisitos, como possuir uma renda familiar per capita compatível com as exigências do programa.

COMO FUNCIONA O PROUNI 2019

Saber como funciona o Prouni é essencial, já que é um sistema informatizado, cujo participante poderá se inscrever utilizando o seu número de inscrição e a senha utilizados para acessar o resultado do Enem.

Ao realizar a sua inscrição ProUni, os candidatos deverão escolher até duas opções de cursos e selecionar o tipo de concorrência que pretende. Se pretende concorrer as bolsas com:

  • 100% de desconto;
  • 50% de desconto.

Cada modalidade possui seus próprios pré-requisitos e são destinadas para um público específico.

Bolsa integral Prouni como funciona: Tem direito a bolsa integral, os estudantes que possuam renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio, por pessoa.

Bolsa parcial: Os estudantes que desejam concorrer a bolsa parcial de até 50% precisam comprovar a renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, por pessoa.

Os participantes selecionados serão aqueles com as melhores notas obtidas no exame. Se aprovados, o Mec entrará em contato dando todas as orientações necessárias para os interessados confirmarem o seu interesse no curso e, assim, realizarem a sua matrícula na instituição que está oferecendo a bolsa de estudos. Para se sair bem nos exames você poderá avaliar as notas de corte que o sistema emite. Mas como funciona a nota de corte do Prouni?

A primeira coisa que você precisa saber é que existem dois tipos de nota de corte no ProUni: a nota parcial e a final. É importante lembrar que a nota de corte parcial vale unicamente como informativo e não garante a bolsa. Apenas a nota de corte final (que é divulgada após o encerramento das inscrições), é a que vale como classificatório.

Outra coisa que você precisar saber é que a concorrência do ProUni só acontece entre os candidatos que decidirem as mesmas opções de: curso, turno, faculdade, unidade (inserindo o campus) e modalidade de concorrência (se será por cotas ou não). Por conta de todos esses fatores,  a nota de corte do Prouni dentro do mesmo curso (Medicina, por exemplo) pode ser diferente até dentro da própria faculdade. Caso você não entre na nota de corte, não desanime, você poderá entrar pela lista de espera. Mais abaixo explicaremos como funciona a lista de espera do Prouni.

Quem pode participar do Prouni 2019?

O Prouni é um programa criado para beneficiar jovens estudantes e adultos que estudaram ou estudam na rede pública de ensino, ou estudam ou estudaram em escola particular na condição de bolsista integral.

Além disso, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e podem concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Para concorrer para as bolsas de 100% de desconto, os interessados deverão possuir uma renda familiar per capita de um salário mínimo e meio. Já para concorrer as bolsas parciais, que dão 50% de desconto, os interessados deverão possuir uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Inscrições Prouni 2019

O período de inscrições para o Prouni 2019 acontece em duas partes. A primeira chamada é para selecionar os melhores alunos inscritos nos cursos oferecidos através do sistema. Já a segunda, é realizada para preencher as vagas remanescentes, utilizando as inscrições das pessoas que demonstraram interesse em preencher essas vagas depois de não serem sido selecionadas pela chamada regular.

A inscrição do Prouni é gratuita e é exclusivamente realizada na internet, por meio do site do programa. No conteúdo a seguir você verá dicas e todas as etapas necessárias para participar do processo seletivo. Confira:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

COMO FUNCIONA O PROUNI 2019


Passo 1: Acesse o site do Prouni (siteprouni.mec.gov.br) e espere a página carregar. Clique em “fazer minha inscrição”. Em seguida, insira o número de inscrição e a senha utilizada no Enem. Depois de preencher os campos, clique em Entrar.


Passo 2: Em seguida, o participante deverá pesquisar os cursos e escolher até duas opções em ordem de prioridade. É preciso notar que cada curso possui a sua própria nota de corte e que essa nota é atualizada diariamente. É possível mudar os cursos escolhidos durante o período de inscrições, mas o sistema considerará a última alteração realizada.


Passo 3: Depois de escolher os cursos, o participante deverá confirmar a escola. Feito isso, ele estará participando no processo seletivo. Caso não seja chamado na primeira chamada, é possível demonstrar interesse para participar da lista de espera e, assim, ter chances de ser selecionado na segunda chamada.


Prouni Resultado 2019

O resultado Prouni 2019 é divulgado no site do programa e em outros sites como os do Enem e Sisu. Para consultar o resultado, os participantes deverão acessar o portal conforme ensinamos a seguir, inserir e as suas informações do Enem (como número de inscrição e senha) e depois clicar em Entrar.

Lá será possível consultar a lista de selecionados. Caso você tenha sido contemplado com uma bolsa de estudos, será necessário consultar o prazo para confirmar o interesse, visualizar os documentos necessários para realizar a matrícula e ir até a instituição dentro do período estimado.

Se o seu nome não estiver entre os aprovados na primeira lista, o Prouni ainda divulgará uma nova chamada, caso você não saiba como funciona a segunda chamada do Prouni, é bem simples: ao final da primeira lista, o Prouni irá divulgar uma segunda chamada. Os aprovados deverão proceder igualmente aos aprovados da primeira chamada em relação a documentação para a realização da matrícula. Se o seu nome não aparecer na segunda chamada, você ainda tem chances com a lista de espera. Logo abaixo explicaremos como funciona a lista de espera Prouni.

Após a divulgação das duas chamadas, o candidato que não foi aprovado nas duas primeiras chamadas, poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni 2019.

Os candidatos que poderão participar da lista de espera, exclusivamente para o curso que escolheram como primeira opção de escolha:

  • Os candidatos não pré-selecionados nas chamadas regulares;
  • Os candidatos que foram pré-selecionados em sua segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Os candidatos que poderão participar da lista de espera, exclusivamente para o curso escolheram como segunda opção:


01. Os candidatos não pré-selecionados nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção de curso.


02. Os candidatos não pré-selecionados nas chamadas regulares em que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso.


03. Os candidatos que foram pré-selecionados em sua primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.


Os participantes que não realizarem suas matrículas dentro do prazo poderão perder as suas bolsas de estudos.

Depois de entender como funciona o Prouni 2019, agora você terá mais chances de conseguir entrar naquele curso desejado. Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do Prouni deixe o seu recado agora mesmo para que possamos lhe responder o mais breve possível. Boa sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *