Cancelar Prouni 2020: posso cancelar? Como e onde fazer? Mudança de curso

O ProUni é o Programa Universidade para Todos do Governo Federal e tem por objetivo facilitar o acesso ao ensino superior pelos estudantes brasileiros. A iniciativa é um programa de bolsas de estudos para que os alunos possam estudar em faculdades particulares desde que cumpram alguns requisitos mínimos.

  • É necessário comprovar baixa renda;
  • É necessário ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter obtido resultado maior ou igual a 450 pontos.

A bolsa ofertada pode ser de 50% ou 100% do valor da mensalidade dependendo da classificação do estudante. Assim, quanto maior sua nota no Enem, maior pode ser sua bolsa.

Aqueles que receberam a bolsa, mas gostariam de solicitar o cancelamento, confira como proceder abaixo.

Como cancelar o Prouni 2020?

Como cancelar o Prouni 2020?

Mesmo um ano antes do processo seletivo, muitas pessoas possuem dúvidas quanto ao funcionamento do programa. Uma delas é sobre o cancelamento. Se você ainda não concluiu o curso, mas gostaria de desistir da bolsa para concorrer a outra isto é possível.

Em geral, isso ocorre porque o curso ou a faculdade não foram adequados ou não atenderam às expectativas do estudante, o que é perfeitamente normal. Assim, não tenha receio de escolher o curso errado para o seu perfil e não poder voltar atrás.

Para o cancelamento da bolsa, o primeiro passo é se inscrever para uma nova bolsa e aguardar a aprovação antes de solicitar o cancelamento.

O cancelamento pode ocorrer também em função de:

  • Caso você não tenha feito a matrícula no primeiro semestre de vigência da bolsa. O cancelamento é automático;
  • Caso o bolsista cancele a matrícula, não tendo, portanto, mais vínculo com a instituição de ensino. A bolsa também é cancelada automaticamente;
  • Quando o beneficiado realiza a matrícula em alguma outra instituição pública de ensino superior. A bolsa é cancelada automaticamente;
  • Quando o beneficiado demonstra rendimento acadêmico insuficiente;
  • A bolsa também pode ser cancelada a qualquer momento se demonstrada inidoneidade na documentação apresentada pelo bolsista;
  • Caso o bolsista ultrapasse o prazo para concluir o curso;
  • Em caso de mudança na situação econômica do bolsista;
  • Por solicitação do bolsista.

Neste último caso o procedimento deve ser realizado pela coordenação do ProUni na instituição na qual o bolsista está matriculado e deve conseguir as informações por lá. Se você apenas deseja mudar de curso na mesma universidade confira o procedimento abaixo.

Mudança de curso Prouni 2020

Mudança de curso Prouni 2020

Muitas pessoas têm dúvida se poderão mudar de curso uma vez que forem selecionadas pela ProUni. Para fazer o procedimento, basta ir até a secretaria da sua instituição e ver se há vagas remanescentes para bolsista no curso que deseja se matricular.

Se não houver, é possível tentar a vaga em outra instituição. Antes de fazer o cancelamento, se inscreva novamente para o ProUni e aguarde a seleção.

Os requisitos para a transferência de bolsa são:

  • O aluno só pode transferir o mesmo tipo de bolsa ou seja, de bolsa parcial para bolsa parcial e de integral para integral;
  • A universidade que o bolsista deseja a vaga deve ser participante do ProUni 2020 e ter conceito suficiente na avaliação do MEC;
  • O aluno deve ter cursado menos semestres do que o total exigido para a conclusão no curso. Ou seja, alunos do último semestre não podem solicitar a transferência;
  • A nota de corte no curso pretendido deve ser menor ou igual a nota obtida no exame do Enem;

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Cancelar Prouni 2020: posso cancelar? Como e onde fazer? Mudança de curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *