CANCELAR PROUNI 2019 – Como fazer, Mudança de curso

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo Brasileiro que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior. Mas e quando o aluno pretende desistir da sua vaga, o que o mesmo deverá fazer para cancelar ProUni 2019? Descubra agora!

Esse programa distribui bolsas de acordo com a renda da pessoa: podendo ser bolsas de 50% de desconto nas mensalidades da faculdade, ou bolsas de 100% do valor das mensalidades. Além disso, o mesmo classifica os candidatos a uma bolsa usando como critério o desempenho deles no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Portanto, quanto maior for a sua nota do ENEM, maiores são as chances de conseguir uma bolsa de estudos. E se você se inscreveu no programa e recebeu uma bolsa, mas gostaria de fazer o cancelamento dela, entenda abaixo como realizar isso. Vamos lá!

Como cancelar Prouni 2019?

Muitos estudantes que fazem Enem e são contemplados no Prouni, podem eventualmente perceber que não fizeram a escolha adequada de curso a estudar ou de universidade. Quando isso acontece, esses estudantes chegam a um dilema: é possível fazer transferência de curso, faculdade ou cancelar a minha bolsa?

Se você deseja, de fato, cancelar sua inscrição Prouni 2019 como bolsista e não tentar recolocação em outra faculdade ou curso, leia abaixo quais são as suas opções de cancelamento. Nesses casos, a bolsa será cancelada automaticamente:

CANCELAR PROUNI 2019


 

01. Inexistência de matrícula do estudante beneficiado no período letivo correspondente ao primeiro semestre de usufruto da bolsa;


02. Encerramento da matrícula do estudante beneficiado, com consequente encerramento dos respectivos vínculos acadêmicos com a instituição;


03. Matrícula do bolsista, a qualquer tempo, em instituição pública gratuita de ensino superior;


04. Conclusão do curso no qual o estudante é beneficiário da bolsa ou de qualquer outro curso superior, em qualquer instituição de ensino superior;


05. Rendimento acadêmico insuficiente, podendo o coordenador do ProUni autorizar, por uma única vez, a continuidade da bolsa;


06. A qualquer tempo, por inidoneidade de documento apresentado ou falsidade de informação prestada pelo bolsista;


07. Esgotamento do prazo máximo para conclusão do respectivo curso de graduação ou sequencial de formação específica;


08. Por substancial mudança de condição socioeconômica do bolsista;


09. Por solicitação do bolsista;


10. Por decisão ou ordem judicial;


11. Por evasão do bolsista;


12. Por falecimento do bolsista.


Todos os procedimentos para o encerramento da bolsa devem ser realizados na Coordenação do ProUni da instituição em que o estudante está matriculado. Você deve se dirigir à administração do programa na instituição a qual está vinculado para obter maiores informações a respeito dos procedimentos.

Mas, se você deseja apenas fazer a mudança de curso no Programa Universidade para Todos, o procedimento será diferente. Entenda melhor conforme será explicado no tópico a seguir.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Como mudar de curso Prouni?

Caso você não queira cancelar o ProUni 2019, mas apenas mudar para outro curso da própria faculdade que você estuda, basta ir até a Secretaria da Instituição que você está matriculado e ver se existe vaga para bolsista no curso desejado. Se não houver, você pode tentar o curso pretendido em outra faculdade que tenha vaga.

CANCELAR PROUNI 2019

Para mudar de curso ou faculdade e manter sua bolsa, seja ela integral ou parcial, a Instituição de Ensino Superior para a qual você deseja ser transferido precisa fazer parte do ProUni.

O próximo passo é saber se existe vaga do programa na nova faculdade para o curso que você deseja. Para isso, entre em contato com a secretaria da faculdade desejada. Você irá obter todas as informações sobre documentações e como entregá-las com a secretaria.

Requisitos para mudança de curso ProUni

CANCELAR PROUNI 2019Mudar de curso no Programa Universidade para Todos não é uma tarefa tão simples. Para os estudantes que não sabiam, existem alguns pré-requisitos para conseguir a transferência de bolsa no Prouni 2019.

Confira quais são eles:


01. Transferir apenas para o mesmo tipo de bolsa: se o aluno possui bolsa parcial não pode transferir para uma bolsa integral e vice-versa;


02. A universidade para a qual o bolsista pretende ser transferido deve ter conceitos suficientes nos quesitos avaliados pelo MEC;


03. Ter estudado menos semestres que o total do curso pretendido. Por exemplo: se a duração do curso atual do bolsista é de 8 semestres, e ele já cursou 6 semestres deste curso, ele não poderá mudar para um curso que só possua 6 semestres de ensino;


04. Nota de corte do curso pretendido seja menor ou igual a nota obtida no Enem.


E depois de ter conferido estas valiosas informações a respeito de como cancelar o Prouni 2019, esperamos que não tenha ficado nenhum tipo de dúvida relacionada ao procedimento que deve ser feito. Mas caso deseje fazer alguma pergunta, basta deixar o seu comentário abaixo. Obrigado!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

CANCELAR PROUNI 2019 – Como fazer, Mudança de curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *